Bispo da Diocese de Montenegro Dom Paulo De Conto celebra 45 anos de ordenação


O ano era 1968. A conjuntura eclesial estava marcada pela recente realização doConcílio Vaticano II, que após quatro sessões terminou em dezembro de 1965 deixando como saldo quatro constituições, nove decretos e três declarações que provocaram o chamado aggiornamento, ou atualização e abertura da Igreja.

Neste contexto, era ordenado sacerdote o jovem Paulo Antonio De Conto, no dia 13-07-1968, em Encantado, sua cidade Natal, aos 25 anos. Hoje, depois de 45 anos e como bispo da Diocese de Montenegro, ele recorda essa trajetória e lembra que com o passar do tempo e da caminhada foi se abrindo para o que o Vaticano II orienta. “O centro era a Igreja Templo e todos convergiam para ela. Hoje o centro é o homem. Deve-se ir ao encontro”, ensina, reiterando que se prega atualmente a vivência da Igreja nas casas dos fiéis, sem esquecer que a celebração eucarística continua sendo a fonte. 


Aggiornamento pessoal

Se o Concílio Vaticano II provocou um aggiornamento na vida da Igreja, Dom Paulo destaca que também viveu processos parecidos, nesse sentido, em sua trajetória como padre. “Vivi muitos desafios aos quais tive que me adaptar, sempre respondendo ao que me era pedido, seja como vigário geral, pároco de interior, nas periferias das grandes cidades, na Catedral de Santa Cruz do Sul ou como reitor de seminário. Aggiornamento é a pessoa que abraça o Evangelho e se adapta ao ambiente em que está”, afirma, ao se definir como uma pessoa humilde, simples e que sofre também, por ser sensível e responsável. “Quero ser útil naquilo que posso e assim vou encarando as dificuldades”, finaliza. 

Quem é Dom Paulo De Conto

Dom Paulo Antonio De Conto nasceu em Jacarezinho, município de Encantado/RS, em 12 de outubro de 1942, sendo o quarto dos doze filhos do casal Pio Luiz De Conto e Rosina Francisca Pretto De Conto. Desde pequeno, Paulo queria ser padre. Aos 11 anos, ingressou no Seminário de Arroio do Meio. Passou depois aos seminários de Gravataí e de Viamão, onde concluiu os estudos para o sacerdócio. Atuou em paróquias de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul, foi reitor do Seminário Santa Cruz (Porto Alegre) e vigário geral da Diocese de Santa Cruz do Sul. Como bispo, esteve à frente das dioceses de São Luiz de Cáceres (Mato Grosso) e Criciúma (Santa Catarina). Assumiu a Diocese de Montenegro no dia de sua instalação, em 6 de setembro de 2008.

Saiba mais:

Aggiornamento é um termo italiano utilizado durante o Concílio Vaticano II e que o Papa João XXIII "popularizou como expressão do desejo de que a Igreja Católica saísse atualizada do Concílio Vaticano II". Em outras palavras, o aggiornamento é a adaptação e a nova apresentação dos princípios católicos ao mundo atual e moderno, sendo por isso um objetivo fundamental do Concílio Vaticano II.

O documento conciliar Sacrosanctum Concilium resume o espírito do aggiornamento da seguinte maneira: "fomentar a vida cristã entre os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo às instituições susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao seio da Igreja".



(Fonte: Wikipédia)