Projeto “Karatê Além do Esporte”


CGP aprova projeto que usa o karatê como inclusão social

Usar o karatê, uma arte marcial, para desenvolver programa de inclusão social é a finalidade do projeto de lei 44/13, do Executivo, aprovado terça (25) na CGP da Câmara de Vereadores. Autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Federação Gaúcha de Karatê para atender ao projeto “Karatê Além do Esporte”, repassando R$ 18.200,00, para o pagamento dos profissionais que desenvolvem as aulas e material de consumo.

Segundo o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) na Mensagem Justificativa, o projeto busca beneficiar 100 crianças e adolescentes na faixa de 7 a 17 anos em vulnerabilidade social e seus familiares, oriundos da rede pública do Município. As atividades serão realizadas no contra turno escolar. 

“Não podemos considerar o esporte apenas como mais uma prática de saúde, de competição, movimentos”, alega o Prefeito. “O esporte estende-se a outras áreas de nossa sociedade, tais como educação, cidadania, segurança, turismo, entre outras. O jovem brasileiro de hoje precisa de estímulos ao desenvolvimento de valores que permitam sua inserção com segurança nos vários espaços da vida social, no trabalho, na comunidade, no cenário político e na cidadania”, ressalta Azeredo, na Mensagem. Os vereadores durante apreciação na Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça, levaram em consideração que o projeto foi aprovado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCRAD). 
Projeto Olé

Também da área de Esportes o projeto de lei 42/13, do Executivo, igualmente aprovado na CGP, que formaliza convênio com o Grêmio Esportivo Municipal para atender ao “Projeto Olé 2013”, visando um repasse de R$ 31.250,00. “O Projeto foi criado em março de 2011, atendendo crianças e adolescentes oriundos dos Bairros Municipal, Bela Vista, Industrial, Timbaúva, Senai e Aeroclube, todas consideradas de risco social”, explica o Prefeito.

O projeto atende 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo refeições e trabalhando, através de atividades físicas e do futebol, bem como através de acompanhamento odontológico e psicológico, e desenvolvimento físico, social e afetivo, de forma gratuita. “A principal novidade de 2013 é a escolinha de futebol feminina, que inicialmente ocorrerá uma vez por semana”, cita Azeredo.

Os Vereadores aprovaram ainda na CGP o projeto 48/13, do Executivo, que autoriza a Prefeitura a contratar, temporária e administrativamente, profissionais para atuarem junto à SMEC: sete Professores, cinco Assistentes de Escola e três Auxiliares de Serviços Escolares. Mesmo depois de aprovado na CGP, a votação em plenário fica condicionada a mensagem aditiva ao projeto que precisa ser encaminhada pelo Executivo até quinta-feira. A correção trata da especificação de quais as áreas.