Consultor da Organização das Nações Unidas - ONU em Montenegro-Rs


Consultor da ONU palestra em Montenegro

Marco Antônio Fetter, coordenador de Planejamento Familiar e consultor da Organização das Nações Unidas - ONU -, esteve nesta manhã, quarta-feira, falando aos secretários municipais sobre a importância e o valor da família na educação. Segundo o consultor, há 23 milhões de crianças sem formação educacional no país. Disse ainda que este déficit educacional compromete o futuro delas e da nação, se levarmos em conta que os jovens de hoje são os possíveis governantes de amanhã. Fetter salientou que o conceito de educação passa pelas ciências humanas e experimentais e tem caráter interdisciplinar, como sociologia, direito, medicina, psicologia, antropologia, entre outras. "Se não formos felizes dentro de casa, dificilmente seremos felizes lá fora", alerta o especialista. E segue: "para mudar o país, devemos mudar a família, os pais também devem aprender com os filhos", vaticinou. Ao se manifestar, o prefeito Paulo Azeredo ressaltou Montenegro como cidade-polo do Vale do Caí e da importância do município que tem espaço para investimentos nas áreas de serviço, indústria e comércio, mas que ainda vai avançar na área tecnológica. 

Azeredo citou os projetos em andamento que visam a qualificação de mão de obra como Pronatec, Pro-jovem e o convênio Unisc/Innova, que capacita profissionais. Além dos secretários também esteve presente o vice-prefeito, Luiz Aldana (que é secretário de Educação e Cultura), e comentou que atualmente nas escolas públicas de Montenegro há dois eixos de ação: a pedagogia prática e a escola de qualidade, com a participação efetiva dos familiares. "A capacidade de aglutinação e chamamento dos pais deve partir das diretoras, que estão orientadas neste sentido", destacou o secretário.

 O procurador João Elias Bragatto disse que uma das formas das empresas participarem da administração é através dos incentivos, investindo em Montenegro. A palestra faz parte da qualificação e capacitação dos componentes do governo.