Orquestra da Fundarte-Montenegro em Porto Alegre





A arte e a sensibilidade estarão unidas neste sábado em mais uma edição do projeto de concertos Sesi Catedrais. A apresentação que acontece às 19h, ocorre no Santuário Mãe de Deus (rua Santuário, 400), no alto do morro no bairro Cascata, em Porto Alegre. Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, será interpretada a “Missa Brevis Sancti Joannes de Deo”, de Joseph Haydn. A composição será executada pela Orquestra de Câmara Fundarte (Fundação Municipal de Artes de Montenegro), com Fernando Cordella ao órgão. A entrada será franca. A previsão de duração do evento é de cerca de 60 minutos.

Segundo Antônio Borges-Cunha, regente titular da orquestra, o concerto será um momento especial. Ele explica que todas as partes dessa composição de Haydn (1732-1809) serão cantadas em latim: “Kyrie”, “Gloria”, “Credo”, “Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei”.

A Orquestra de Câmara Fundarte é formada por 15 músicos, tendo como regente titular o compositor e maestro Antônio Carlos Borges-Cunha e, como diretora executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Na agenda de 2013, a orquestra tem agenda prevista de 50 concertos.

A parte vocal contará com o grupo Madrigal Presto, de São Leopoldo. Como destaque neste espetáculo musical, estará a soprano Dêizi Nascimento, que também participa do trabalho junto ao coral.

O Madrigal Presto foi criado em 2008. É formado por 24 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação. Em 2013, completa cinco anos de atividade. Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados. O Madrigal Presto tem a direção musical de João Paulo Sefrin e a preparação vocal de Lúcia Passos. Está ligado à Presto - Produções e Promoções Artísticas, que se destaca como uma empresa especializada na organização de espetáculos artísticos e eventos culturais. Além disso, a Presto oferece oficinas de arte e música, recitais, seminários, shows e concertos, sendo sua sede na cidade de São Leopoldo. A realização do concerto é do Sesi-RS.