Montenegro Cidade da Citricultura



"A Capital da Citricultura é Montenegro". Com estas palavras, o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou a importância da cidade como maior produtor de citros do Rio Grande do Sul. 

Mainardi, que estava representando o governo do Estado, disse que vai solicitar ao governador Tarso Genro que inclua a Abertura da safra de citrus no calendário oficial do estado, "pela tradição e importância que tem para Estado", salientou.



 A abertura oficial da 14ª Safra de Citrus aconteceu na tarde desta terça-feira, 21/05, na pror´priedade da Família Pilger, em Costa da Serra - Montenegro, com presença de várias autoridades locais, estaduais e nacionais. 

O prefeito, Paulo Azeredo, aproveitou para reivindicar a formação de um Fundo Estadual de Sanidade Animal, sugerindo que os produtores devam ser indenizados, total ou parcialmente quando tiverem a safra atingida por pragas que inviabilizem a continuidade da produção, consumo ou comercialização. Representando o Ministério da Agricultura, Pedro Dutra, destacou a presença e o trabalho do ministério no Vale do Caí, principalmente na fiscalização e repasse de recursos.Conforme paulino Donato, presidente da Ceasa, "a produção do Vale do Caí e Montenegro representa mais de R$ 15 milhões que perpassam pela Ceasa, o que representa 52% do abastecimento de citros no estado".

 A expectativa da colheita é de 183 mil toneladas no Vale do Caí, sendo que 48 mil toneladas em Montenegro. Durante o evento foi iniciada a colheita simbólica no pomar da propriedade de Erni Pilger, com degustação de pratos típicos de citros e sucos.