Encontro sobre a Catequese na Diocese de Montenegro



Sábado, dia 18, catequistas vindos das Paróquias da Diocese de Montenegro, se reuniram no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio, para participar do Encontro de Formação promovido pela própria Diocese.

O encontro foi ministrado pelos padres Jordélio Ledo e Eduardo Calandro, que trabalham a catequese conforme as idades, abordando a necessidade da Psicopedagogia Catequética na educação da fé, explicando que esta é uma necessidade para a ação evangelizadora da Igreja.

Durante o dia, foram realizadas diversas dinâmicas para compreender cada etapa da catequese que deve ser contínua, desde o ventre materno até a velhice. Os assessores do encontro partilharam experiências e deixaram algumas dicas para uma catequese deve ser Vivencial.



A ideia principal, trabalhada na formação, é a de que a Catequese é Permanente e trata-se de uma ação essencialmente educativa. Uma ação educativa global para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Cabendo ao catequista um aprofundamento no processo educativo de amadurecimento na fé.



Os Padres Jordélio e Eduardo utilizam o método de estudo do livro Psicopedagogia Catequética, do qual são autores. Afirmando, que este é um caminho de aprofundamento de reflexão para que o/a catequista, como educador da vida e da fé das pessoas que estão na catequese, compreenda melhor o desenvolvimento humano e da fé.