Atendimento gratuito e preventivo contra o Câncer Bucal em Montenegro



Montenegro realizou nesta terça-feira, dia 28, atendimento gratuito e diversas atividades de prevenção contra o câncer de boca. Durante todo o dia, das 8 h às 16 h e 30 min, ha dentistas  realizaram de ações educativas e preventivas referentes ao câncer bucal. Foi na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.

A campanha Maio Vermelho, do CRO/RS e CECO (Comitê das Entidades de Classe da Odontologia), realizará atividades de prevenção e conscientização em diversos municípios do Estado, incluindo Montenegro. O chamado Protocolo Maio Vermelho, consiste em um conjunto de ações para conscientização da população dos fatores de risco e prevenção ao câncer de boca.

A ideia é mobilizar todos os Cirurgiões Dentistas do Estado para que façam parceria com o projeto. Informar a população sobre o câncer, suas causas e possíveis sequelas é fundamental para o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Câncer Bucal, em função da sua evolução, limita a qualidade de vida do indivíduo, provocando dificuldade para falar, para se alimentar e conviver, além do alto índice de mortalidade.

O Protocolo Maio Vermelho vai orientar a realização de ações na comunidade. As ações consistem, principalmente, em informar a população da existência da doença, as causas, como identificá-la e a importância de consultar os cirurgiões-dentistas para que façam o diagnóstico precoce das lesões e o encaminhamento, se necessário.

(Fonte Site: CRO/RS)