1ª Plenária Regional sobre Álcool e outras Drogas em Montenegro


Beto Grill participa em Montenegro de encontro para combate e prevenção às drogas
O vice-governador Beto Grill participou, nesta quinta-feira (23), da 1ª Plenária Regional sobre Álcool e outras Drogas, promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do RS e Conselho Municipal Antidrogas, em Montenegro, unindo a Região do Vale do Caí e a Região Carbonífera. 

No encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal, buscando diretrizes para as discussões municipais e a elaboração de uma política pública antidrogas. 

Beto Grill saudou a iniciativa e lembrou da determinação do governador Tarso Genro de reunir ações de governo voltadas para a questão. Para o vice-governador, não basta saber que o consumo de drogas está aumentando, é necessário saber o porquê e agir em conjunto com todas as instâncias de governo e sociedade civil. "Não é possível desenvolver ações preventivas sem que a comunidade participe. Um programa será mais eficiente se não for uma iniciativa isolada. Queremos ser parceiros. Esta luta é de todos nós", finalizou Grill. 

Segundo o diretor do Conselho Antidrogas em Montenegro, Daniel Colli, muitos municípios ainda não possuem o órgão, por isso estão sendo criados conselhos e comissões para que cada cidade tenha uma política organizada sobre o tema e possa definir o que será levado aos debates em cada município. "Vamos montar uma articulação em rede que vai potencializar as ações. Queremos ajudar o Estado a enfrentar esse problema que assola nossas comunidades".

As deliberações desembocarão na I Conferência Estadual sobre Drogas, organizada pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do RS (Coned/RS). Ao final do evento, os prefeitos receberam uma homenagem pelo trabalho no combate e prevenção à dependência química. 
Texto: Clelia Admar
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini