Fraude em licenças AMBIENTAIS
Os secretários do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (RS), Carlos Fernando Niedersberg, e de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, foram presos na manhã desta segunda-feira (29) em uma operação da Polícia Federal do Estado. Além dos dois secretários, mais 16 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e crimes ambientais.
O governador do RS, Tarso Genro (PT), determinou o afastamento imediato de Niedersberg. "
Não apenas o secretário será afastado. Se soubermos de qualquer outro nome do Governo do Estado envolvido, ele será igualmente afastado. Essa é uma medida preventiva."
O governador está em Israel em missão internacional e fez a afirmação por meio de nota.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), também informou o afastamento de todos os funcionários públicos apontados pela investigação da PF.
"Não se trata de qualquer julgamento prévio, mas de uma iniciativa para preservar e garantir a total transparência ao processo."
Operação Concutare
Iniciadas em 6/2012, as investigações da PF do RS identificaram um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Eles são suspeitos de fraudar licenças ambientais e autorizações mineiras no Estado.
A Polícia cumpriu 29 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em oito cidades do RS (Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul e São Luiz Gonzaga) e também em Florianópolis, em Santa Catarina. Cerca de 150 policiais participara da operação.
Comentários