Novo Aeroporto para RS



Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro apresenta projeto ao ministro Moreira Franco

O deputado federal Henrique Fontana acompanhou, nesta quarta-feira (10/04), em Brasília, audiência entre o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e o Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro, que apresentou o projeto de viabilização da obra. A reunião foi proposta pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT-RS) e acompanhada por diversos parlamentares gaúchos e lideranças regionais.

Para o vice-líder do governo Dilma, o encontro foi muito produtivo, pois o ministro pode perceber a solidez da reivindicação pela localização de um novo aeroporto para o Rio Grande do Sul. “É uma localização privilegiada e bem escolhida na Região Metropolitana, que pode atender bem a demanda de outras regiões do estado”, ressaltou Fontana, lembrando que a área, perto dos municípios de Portão e Nova Santa Rita, já está pré-determinada pelas prefeituras locais como área destinada para aeroporto, e que é uma região com boa infraestrutura viária, a exemplo da BR 448 – Rodovia do Parque, que deverá estar concluída dentro de dez meses.

Assim como São Paulo possui os aeroportos de Congonhas e Garulhos, o RS precisa ter o segundo aeroporto, avalia Fontana. “Estamos falando de um investimento para ficar pronto daqui a 3 ou 4 anos, mas temos que pensar hoje em uma estrutura que tenha capacidade de suportar a demanda no futuro por 30, 40, 50 anos”, enfatizou. Ressaltou, ainda, que o aeroporto Salgado Filho está numa área muito restrita e não tem como ser expandido.

Para o deputado, este é um investimento estratégico para o estado que todos devem defender e trabalhar muito para torná-lo realidade.

Crédito foto: Élio Sales de Holanda/SAC