Diocese de Montenegro: preparação à Semana Missionária da JMJ


Formação mobiliza e desafia jovens para 

Semana Missionária

Cerca de 50 jovens das cinco áreas pastorais da Diocese de Montenegro estiveram reunidos no final de semana passado para a formação diocesana de multiplicadores em preparação à Semana Missionária da JMJ. Foram dois dias de muito trabalho, reflexão, discussão e troca de experiências. A programação foi realizada na cidade de São Sebastião do Caí.

O foco principal do evento foi a preparação dos jovens multiplicadores em vista da Semana Missionária, que ocorre em todo o Brasil, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude RIO 2013, programada para julho, entre os dias 23 e 28. Agora, a missão dos participantes da formação do final de semana é levar e disseminar todo conhecimento e experiência adquiridos para as áreas pastorais, grupos e comunidades.

Durante os dois dias, os jovens participaram de trabalhos em grupo, discussões, estudo, reflexões e dinâmicas, que fomentaram o desafio de ser jovem missionário. Também teve o momento de saída a campo, quando os participantes fizeram uma experiência de evangelização em diferentes bairros do município.

Na noite de sábado, mais uma bonita troca e oportunidade de aprendizado. Após a participação da missa da comunidade, na matriz, às 18h, os jovens foram acolhidos em casas de famílias caienses, onde passaram a noite. Com bagagem ampliada, na manhã de domingo, além dos jovens que participaram no sábado, também chegaram os assessores adultos, para juntos trabalharem as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas durante a Semana Missionária na Diocese de Montenegro. No domingo também participaram do encontro de formação, alguns jovens do Vicariato de Guaíba.



Na semana que antecede a JMJ Rio 2013, na Diocese serão realizadas diferentes atividades entre os dias 16 e 21 de julho. O cronograma conta com programações nas cinco áreas pastorais, tanto nas Paróquias, como nas áreas. Já o encerramento da Semana Missionária na Diocese de Montenegro será no dia 21, domingo, em Brochier. Nesta data, além da missa e bênção de envio de todos os peregrinos, estrangeiros e locais para a JMJ, será realizada a Ordenação Diaconal do seminarista Márcio Weber e a Romaria Vocacional.