DIOCESE DE MONTENEGRO 29/4/13


Área Montenegro recebe Formação Litúrgica

Equipes de liturgia das paróquias da Área Pastoral Montenegro se reuniram na manhã de sábado, dia 27, na Paróquia Santo Antônio, em Vendinha - Montenegro, para momento de formação. Os participantes foram acolhidos com muita alegria pelo Coordenador Litúrgico da Diocese de Montenegro, Pe. Eduardo Luis Haas, que iniciou o encontro com uma oração e posteriormente saudou as comunidades e padres presentes.

Pe. Haas explicou que as equipes são como comunidades que se formam para anunciar Jesus através da Palavra, portanto, a necessidade compreender e bem se preparar. Ressaltando que Deus fala através da Bíblia e das pessoas, se fazendo sempre presente e atualizado na caminhada. O Coordenador falou ainda sobre a importância de invocar o Espírito Santo, que aquece e alimenta a fé; o Espaço para Celebrar e o Comentário Inicial, que se deve entender que cada paróquia e comunidade possuem as suas diferenças e por isso a importância de se adaptar conforme as necessidades de cada local; a Oração dos Fiéis, que são as Preces da Comunidade, advertindo que estas devem ser remetidas aos acontecimentos da comunidade e a Proclamação da Palavra que vem do coração e os lábios são instrumento.

A formação instiga o leitor a refletir sobre a dimensão da Palavra de Deus, a sua importância na vida de cada pessoa, mostrando a necessidade de compreensão da mensagem que segue com o objetivo de conversão. Os diversos aspectos abordados no Encontro possuem o objetivo de fazer com a Palavra de Deus seja bem transmitida e principalmente compreendida.



Após uma dinâmica em grupos, Pe. Haas agradeceu imensamente a participação de todos e relembrou a data do Ensaio Diocesano de Cantos que será no próximo sábado, dia 04 de maio, na Catedral, em Montenegro. O encontro de formação encerrou com a Benção final e o desejo de boas celebrações nas comunidades.