Câmara Vai ao Bairro Santa Rita


Na quarta (24) à noite, a sede da associação comunitária do Bairro Santa Rita recebeu dezenas de moradores para a reunião mensal do projeto “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior”. Os representantes do Legislativo informaram que foram ao local principalmente para ouvir as reivindicações, com o objetivo de intermediar a busca de solução.


Após a fala inicial dos Vereadores, Maria Scherer, presidenta da associação comunitária, discursou afirmando que falta tudo no Bairro Santa Rita: lazer, educação, creches. “O que as crianças têm para fazer? Nada!”, enumerando ser mais de 900, somente da Escola Municipal José Pedro Steigleder.

 Algumas usam o espaço da sede onde ocorreu a reunião para suas aulas, comentou Scherer. Uma boa notícia: “o valão finalmente foi canalizado”, referindo-se a curso d´água nas proximidades. Citou também o plantio de 210 novas mudas e à construção da capela, “com nossos esforços”.

Outras carências da Santa Rita: falta de um ginásio de esportes, sujeira nas ruas, lixo jogado nas esquinas, vias sem calçamento: “o pó incomoda, tem que trancar as casas”, disse um dos presentes; a não identificação de alguns pontos: “muitos de nós não sabemos o nome das ruas, deveria haver uma plaquinha”, alegou outro. Maria desabafou: “estou há quatro anos na presidência, não consigo achar ninguém para ficar no meu lugar”. Acrescenta que, além das questões de estrutura, às vezes é chamada a intermediar solução para problemas pessoais envolvendo moradores. 


DESCONTO NO IPTU

Sugestão: pessoas que mantiverem limpa a frente de suas casas poderiam obter desconto no IPTU. Outro opinou que a Prefeitura deveria colocar um container em cada bairro, para recolher rejeitos. “Muitos não têm onde botar restos de material e entulhos e jogam na rua”, disse um morador, alegando haver quem não tenha condições de pagar pelo serviço de recolhimento. “Tem gente que vem de outros bairros jogarem lixo na área verde”, lamentou um participante.

Também foi perguntado aos Vereadores quando vai começar o asfaltamento da Rua Campos Netto, obra da Prefeitura. Mesma rua em que, segundo comentário, alguns moradores não conseguem dormir nos finais de semana, devido ao barulho de brigas e pedras jogadas. Um dos presentes alegou que não se consegue acessar a internet, bem como há problemas na telefonia. A excessiva quantidade de cães soltos nas ruas, avançando e mordendo moradores, motivou reivindicação de serviço de recolhimento. 

Conforme roteiro do projeto “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior”, no momento seguinte os Vereadores se manifestaram sobre as reivindicações. A Presidenta Rose Almeida, assim como seus colegas, informou que as solicitações serão transformadas em Pedidos de Informação, de Providência e de Indicação ao Executivo, a quem cabe resolvê-las. Nos próximos dias, também será marcada audiência dos Vereadores com o Prefeito Paulo Azeredo (PDT). Documento descrevendo em detalhes os pedidos será entregue, e pessoas da Santa Rita serão convidadas para acompanhar. Rose deixou claro que os Vereadores não têm o poder de executar melhorias, mas irão fazer a cobrança de quem possui esta responsabilidade. “Os Vereadores serão autores dos Pedidos, juntamente com vocês”, assegurou.