SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE MONTENEGRO



ARTIGO DO PRESIDENTE DO SINDICOMERCIÁRIOS MONTENEGRO, JOEMIR DE OLIVEIRA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MARCHA A BRASÍLIA


A SOMA DE TODOS OS PASSOS DOS COMERCIÁRIOS DE MONTENEGRO E REGIÃO

Às vezes, a gente acha que viajar tão longe para caminhar de um lugar para outro empunhando bandeiras é algo inútil e sem sentido. Por quê, afinal, ir até Brasília levar uma lista de muitas reivindicações para melhorar a vida de mais de 90% dos brasileiros que se levantam todo o dia bem cedo para garantir o sustento das suas famílias e entregar esta lista à presidenta Dilma? Porque também é de símbolos que se faz uma grande luta. Mostrar para todo mundo que trabalhar menos faz bem para o trabalhador e para o país é fundamental para a compreensão de uma luta que é de todos os trabalhadores brasileiros.


A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem perda e mesmo com ganho de renda ao trabalhador foi a principal bandeira da 7ª Marcha das Centrais, em Brasília, na quarta-feira, dia 6 de março. Imagine-se que um trabalhador com mais dinheiro no bolso tenha maior tempo de lazer. Ele vai consumir mais.
Penso nos nossos companheiros e companheiras dos supermercados que trabalham aos domingos e não recebem horas extras. Precisam folgar durante a semana, o que, muitas vezes, não ocorre, para ir trabalhar num dia em que deveriam estar descansando e com a família. Deixam de comprar a carne para o churrasco no próprio suopermercado em que trabalham ou no açougue perto de sua casa. Perdem todos: o trabalhador e o empregador.

Estive na marcha, como as fotografias aqui no facebook demonstram. Não apenas como presidente do Sindicomerciários Montenegro. Estive como trabalhador brasileiro. Apenas um entre milhões. Mas não apenas mais um entre 50 mil.
E posso dizer aos companheiros e companheiras que trabalham no comércio de Montenegro e região que me sinto revigorado para continuar com a nossa luta em busca de valorização para a nossa categoria. A marcha mostrou que só se avança, só se busca e se conquistam melhores condições de vida com unidade. Com uma caminhada em que todos andem juntos e cada um encantado com a oportunidade de lutar por aquilo em que acredita.

Hoje posso dizer que minha contribuição foi uma entre 50 mil ou uma entre milhões. Mas foi importante. Assim como foram os passos de cada um dos companheiros e companheiras na conquista do segundo maior piso do Estado em nosso dissídio de 2012. Nossos passos não foram apenas mais uns, mas um depois do outro, junto com outros muitos passos. A distância que percorri em Brasília é pequena, mas some todos os passos dados nesta marcha de 50 mil pessoas. Poderíamos, juntos, quem sabe, dar a volta ao mundo.

O que quero dizer é que temos um compromisso neste ano de 2013 de vencer grandes distâncias. Não será fácil caminhar em Montenegro e Região. A distância será longa, mas marcada por uma certeza: a de que sabemos o nosso valor e a nossa importância na produção da riqueza de Montenegro e Região. A distância é longa, mas será encurtada pela soma de todos os nossos passos.

Obrigado!

Joemir de Oliveira - Presidente do Sindicomerciários Montenegro.