Encontro Pessoal entre Dilma e Papa Francisco





A presidente Dilma Rousseff terá uma audiência privada com o papa Francisco durante a viagem que fará ao Vaticano para a missa inaugural do pontificado do argentino na próxima terça-feira.



De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o ministro Gilberto Carvalho recebeu a ligação do núncio apostólico no Brasil, Giovanni d'Aniello, informando que Jorge Mario Bergoglio irá se encontrar com Dilma pessoalmente.



O horário ainda não foi confirmado, mas a reunião deverá ocorrer após a missa inaugural.

Papa  escolheu o nome Francisco com as palavras do Cardeal natural de Montenegro Dom Claudio Hummes: 

“Não se esqueça dos pobres”

Dando continuidade aos seus primeiros compromissos como Sucessor de Pedro, o Papa Francisco participou na manhã deste sábado, 16, de um encontro com os jornalistas que fizeram a cobertura do Conclave. O encontro aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Em um primeiro momento, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, fez uma saudação inicial ao Santo Padre.

Já em seu discurso, o Papa contou qual foi a inspiração para a escolha de seu nome de pontificado: Francisco. Ele explicou que o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, esteve ao seu lado no Conclave, principalmente quando a contagem dos votos já havia alcançado 2/3 e os cardeais já sabiam quem seria o novo Papa. Nesse momento, o Papa contou que Dom Cláudio o abraçou, o beijou e lhe disse: “Não se esqueça dos pobres”.

Em relação aos pobres, o Papa logo pensou em São Francisco de Assis. E enquanto o escrutínio continuava, ele disse que pensou na questão das guerras, e Francisco é um homem da paz, então veio ao seu coração o nome Francisco de Assis.

“Para mim é o homem da pobreza, da paz, que ama e guarda a criação. Neste momento, infelizmente, não temos uma relação tão boa com a natureza, com a criação. Como eu gostaria de uma Igreja pobre, como eu gostaria de uma Igreja junto aos pobres”.

Agradecimentos

Papa Francisco destacou que estava muito feliz em poder participar desse encontro no início de seu ministério e agradeceu a todos os jornalistas.

“Agradeço o serviço que vocês prestaram levando notícias para o mundo inteiro, vocês realmente trabalharam. Nesses dias, todos os olhos do mundo católico, mas não só dos católicos, se voltaram aqui para este lugar, para a Praça São Pedro. Todos se voltaram para os ritos da Igreja católica, noticiando todos os acontecimentos da vida da Igreja, da Santa Sé e, em particular, daquilo que é próprio do ministério petrino”, disse.

Francisco também agradeceu a todos os que comunicaram aquilo que é justo da vida da Igreja, que é a fé. Ele enfatizou que a Igreja, mesmo sendo uma instituição humana e histórica, com tudo aquilo que comporta, não tem uma natureza política, mas essencialmente espiritual, porque ela é o povo de Deus, o santo povo de Deus, que caminha em direção ao encontro com Jesus Cristo.

“Somente colocando nesta perspectiva é possível dar razão aquilo que é a Igreja católica. Cristo é presente na vida da Igreja. Entre todos os homens, Cristo escolheu o seu vigário, que é o Sucessor de Pedro, mas Cristo é o centro, e não o Sucessor de Pedro. Cristo é o fundamento da vida da Igreja”.

O Santo Padre também agradeceu pelo empenho que os jornalistas tiveram, sobretudo, de terem buscado o conhecimento da natureza da Igreja, o seu caminho no mundo. E todo esse trabalho, segundo Papa Francisco, está em comunhão com a Igreja.

“Há uma comunhão, porque a Igreja existe para comunicar a verdade, a bondade e a beleza. O que deveria aparecer claramente é que somos todos chamados não a comunicar a nós mesmos, mas essa tríade existencial que é a verdade, a bondade e a beleza”.

A benção

Ao final da audiência, o Papa expressou seu desejo de abençoar o trabalho de todos os jornalistas e de que todos possam conhecer Cristo e a verdade da Igreja. Ele confiou o trabalho de todos à intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, estrela da nova evangelização.

A benção foi dada de coração, e não como de costume. O gesto do Papa foi em respeito aos presentes que poderiam não ser católicos. Muitos de vocês pertencem à Igreja católica, outros não são cristãos, mas eu gostaria de dar essa benção a cada um de vocês, respeitando a consciência de cada um, porque cada um de vocês é filho de Deus”.

No momento dos cumprimentos com os membros do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o Papa recebeu de presente um Ipad.

Papa Francisco encontrará Bento XVI no sábado



Missa de início do pontificado e encontro com Bento XVI estão na agenda do Papa para a próxima semana

O Papa Francisco vai se encontrar com o Papa Emérito Bento XVI no próximo sábado, 23, em Castel Gandolfo. A informação foi divulgada pelo Boletim da Santa Sé neste sábado, 16, que informou a relação de compromissos do Papa para o período de 17 a 24 de março.

Já amanhã, 17, o Papa reza o primeiro Angelus de seu pontificado. A TV Canção Nova vai transmitir esse momento ao vivo a partir das 8h.



Na terça-feira, 19, uma celebração eucarística na Praça São Pedro marca o início do Ministério Petrino de Francisco. A celebração será às 9h30 (horário em Roma), com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 5h30.

Veja abaixo a lista completa dos compromissos do Papa na próxima semana (os horários correspondem ao horário em Roma):

17 de março, domingo
Santa Missa na Paróquia Sant’Anna, no Vaticano. 10h
Angelus. 12h

18 de março, segunda-feira
Encontro com a presidente da Argentina. Casa Santa Marta. 12h50

19 de março, terça-feira
Celebração Eucarística pelo início do Ministério Petrino. Praça São Pedro. 9h30 (com abertura do ingresso à Praça São Pedro às 6h30). Ao término da celebração eucarística, o Santo Padre retira os seus paramentos na Capela da Piedade. Diante do Altar da Confissão, recebe os cumprimentos dos Chefes e Delegações Oficiais. Depois, almoço na Casa Santa Marta.

20 de março, quarta-feira
Audiência com as Delegações de Delegados Fraternos. Sala Clementina. 11h

22 de março, sexta-feira
Audiência com o Corpo Diplomático junto à Santa Sé. Sala Régia. 11h

23 de março, sábado
Partida de helicóptero do heliporto do Vaticano. 12h
Castel Gandolfo: encontro com o Papa Emérito Bento XVI (e almoço). 12h15. Ao término, retorno ao Vaticano.

24 de março, domingo
Celebração Eucarística no Domingo de Ramos. Praça São Pedro. 9h30
Angelus. 12h