DIOCESE DE MONTENEGRO 26/3/13

Catequistas representantes das Paróquias da Diocese de Montenegro se encontraram 

Catequistas representantes das Paróquias da Diocese de Montenegro se encontraram na manhã de sábado, dia 23, na Cúria Diocesana, para refletir sobre o método de Iniciação à Vida Cristã, com o método da Leitura Orante da Bíblia.

Em clima descontraído e de alegria, Dom Paulo, Bispo da diocese de Montenegro, saudou os coordenadores, remetendo palavras de Esperança e incentivo à Fé. Seguido pelas palavras do Pe. Rafael Luís Groth, Coordenador de Pastoral e do Setor de Animação Bíblico – Catequética (AB-C) da Diocese, que iniciou o encontro com oração, refletindo sobre o momento que a igreja vive com o inicio da Semana Santa. Invocando o espírito Santo, todos se preparam para receber a Palavra.

Pe. Rafael saudou Irmã Jurema, da Congregação Religiosa irmãs Paulinas, que durante a manhã de sábado, conduziu o encontro, orientando e o grupo.

A orientadora destacou diversos aspectos importantes para uma boa catequese. Referindo-se à leitura orante, como método de ensino, de introdução à catequese. Falou obre o ambiente em que se realizam os encontros da catequese, para que, tanto catequista quanto catequizando, sintam-se bem para a continuidade do encontro que é baseado na vida de Jesus Cristo. Destacou que o catequista deve trabalhar cada momento de forma que o catequizando acolha com entusiasmo o que está recebendo, que deve haver proximidade entre ambos.

Em vista da ansiedade de muitas equipes desejarem uma mudança na forma de catequizar, surgiu a sugestão do método da leitura orante.

Ir. Jurema, desenvolveu as atividades com os coordenadores de forma dinâmica, através de pequenos textos, de dinâmica e apresentação de vídeos do Pe. Leomar, que apresentou a nova proposta de catequese.

A formação de catequistas, a renovação da compreensão da catequese, permite a concepção da Catequese de Iniciação à Vida Cristã, e não apenas prepara o catequizando para os sacramentos.

Ao término no encontro, os participantes receberam um Kit contendo material de apoio e explicação desta nova proposta de catequizar. Este Kit deve ser repassado aos demais catequistas da Paróquia para que todos aproveitem o conteúdo e apliquem nos encontros de catequese.

O momento de formação e partilha entre os coordenadores encerrou com a Benção de Dom Paulo, que desejou um bom retorno a todos.