DIOCESE DE MONTENEGRO 22/3/13

                  Conselho de Presbíteros


Nesta manhã, se reuniu na Cúria Diocesana o Conselho de Presbíteros. O encontro iniciou com oração dirigida por Dom Paulo. Posteriormente, Pe. Carlos fez a leitura da ata e Pe. Rafael apresentou a pauta da reunião.

Os presentes refletiram sobre a homilia da missa inaugural do pontificado do Papa Francisco. Após, Dom Paulo falou sobre o papel do Coordenador de Área Pastoral, seguida pela partilha sobre a caminhada de cada coordenador.

A Semana Santa 2013 também foi um dos assuntos abordados - Celebrações do Domingo de Ramos com coleta da Solidariedade, inauguração do Seminário Propedêutico, Missa do Crisma na Catedral e Sexta-feira Santa com Coleta para os lugares santos.

Questões como Prioridades Pastorais - Formação e Família, Plano Diocesano de Pastoral e Semanas Missionárias para JMJ foram analisados e partilhados entre os presbíteros.

Sobre a Pastoral Presbiteral, foram levantados os assuntos sobre: a participação no Curso Regional de Presbíteros, que ocorrerá de 2 a 11 de abril, em Viamão, e o Retiro do Clero que será de 20 a 24 de maio, em Veranópolis.

Outros temas abordados foram: o encontro do Clero com Pastores que ocorrerá no dia 14 de maio, em Teutônia e a Vida dos Seminários, incluindo o Carnê Vocacional.

Dadas as demais comunicações, Dom Paulo encerrou o encontro estendendo sua Benção ao Conselho de Presbíteros.

Comunicações:

Encontro do Clero com formação: 4 de abril, 8h30min às 16h, em Brochier;

Festa da Divina Misericórdia: 7 de abril, Bom retiro do Sul;

Encontro da Fraternidade Presbiteral: 15 de abril, lar Sacerdotal;

Ensaio de cantos Tempo Comum: 4 de maio, 8h30min, Catedral;

Encontro com Prefeitos: 19 de maio, 9h, Cúria.