CONGRESSO GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO

De 18 a 21 de março, o Rio de Janeiro sediará o maior evento global de fomento ao empreendedorismo.




Para que se entenda a grandeza do fato, seguem alguns dados do evento:

1. Brasil: primeiro país latino-americano a sediar o Congresso Global de Empreendedorismo (“Global Entrepreneurship Congress”, ou GEC, em inglês).

2. 125 países discutindo práticas bem-sucedidas ligadas ao empreendedorismo e identificar oportunidades.

3. Momento Restrito: convidados nacionais e internacionais identificando barreiras para o desenvolvimento do empreendedorismo no país e compartilhando melhores práticas.

4. Momento Público: eventos paralelos oufringe events – debates, oficinas e palestras.

5. Presenças: Expoentes do empreendedorismo como Fiorina Mugione, chefe Divisão Empreendedorismo Unctad (ONU); Linda Rottenberg, co-fundadora e CEO Endeavor Global; Fabio Barbosa, CEO Editora Abril; Alexandre Hohagen, VP Facebook na América Latina além de 
ministros, do governador e do prefeito do Rio de Janeiro.

6. Áreas com atividades específicas: Educação empreendedora, acesso a capital e startups como o Start-up Brasil



O “Global Entrepreneurship Congress” nasceu no Kansas – Estados Unidos, em 2009, como uma reunião de trabalho. Incluía apenas os coordenadores mundiais da Semana Global do Empreendedorismo para apresentar os destaques da edição anterior e definir a seguinte. Com o tempo, o meeting original passou a representar muito mais do que isso.










A partir da edição de Xangai, na China, começou a envolver outros atores da cena empreendedora no país, como ministros, investidores-anjo e empreendedores de sucesso, até que, em Liverpool, na Inglaterra, presenciou uma grande virada. A imprensa se engajou na cobertura do evento, que conquistou grande prestígio com a participação do fundador do grupo Virgin, Richard Branson, e outros visitantes internacionais de renome, e a cidade se transformou em um polo de discussões em prol do ecossistema empree