Associação dos Oficiais da Brigada Militar - ASOFBM


O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Caí sediou na noite de ontem um encontro da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm). É a primeira vez que a entidade reúne oficias da ativa e da reserva na região para discutir a segurança pública gaúcha. A intenção é apresentar um relatório de reivindicações ao Poder Executivo Estadual.

 O presidente da Asofbm, tenente-coronel José Carlos Riccardi Guimarães, foi para dar uma satisfação aos associados. Realizado nas demais regiões do Estado, os oficiais discutem o projeto do atual governo para a área e os comandantes locais revelam as necessidades de sua unidades, itens que constarão em relatório geral a ser encaminhado ao Piratini, junto com as propostas da associação.

“Estamos convidando a comunidade a clamar por mais segurança pública”, afirmou. Riccardi admite que o serviço oferecido pela Brigada é insatisfatório diante da falta de efetivo, equipamentos, estrutura, qualificação e valorização dos agentes. Também a questão do Corpo de Bombeiros é outra preocupação da associação. A entidade não é radical ao ponto de pedir a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, mas defende uma autonomia de gestão e orçamento.

A criação do cargo de subcomandante geral dos Bombeiros também é uma solução, pois esse oficial poderia dar atenção integral à pauta que visa a prevenção e o combate a incêndio. O comandante do CRPO Caí, coronel Edar Borges Machado, recepcionou os convidados no Galpão Garruchas Cruzadas, dentre eles o deputado estadual Décio Franzen (PDT).