VOLTA ÀS AULAS 2013



Iniciamos um novo Ano Escolar! Somos atraídos irresistivelmente para um futuro onde se descortinam novos horizontes, com seus sonhos e esperanças. É necessário olhar a nossa realidade, sonhar alto, alimentar a esperança sempre e em todas as circunstâncias transformando ideias em projetos, problemas em caminhos, desejos em conquistas e fantasias em realizações.

A volta às aulas é um momento muito especial. É o espaço rico dos vínculos, do encontro e reencontro que envolvem estudantes , educadores, funcionários, gestores, pais, familiares, amigos e comunidades, que gera curiosidade com o conhecimento, emoção, motivação e incentivo. É o instante de reintegração, de rever os colegas e amigos que serão parceiros na etapa de aprendizagem que se inicia! É a hora de retomar o convívio com outras tantas pessoas que marcam presença significativa em nossas vidas, em uma comunidade onde estabelecemos laços que permanecem para a vida toda.

Sabemos que em meio às alegrias e esperanças que dão sabor à vida, experimentamos angústias e tristezas. Nosso Estado, ferido no seu coração pelos acontecimentos que marcaram o dia 27 de janeiro deste ano, precisa firmar com a educação, que fazemos acontecer diariamente, uma formação centrada em valores e atitudes que, agregadas às habilidades e competências, transmita os conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Esta é a função essencial e insubstituível da escola, vista como um centro privilegiado de educação das novas gerações, chamada a contribuir na formação de valores básicos para o futuro do homem na Terra, através da preparação para o exercício da cidadania, a preparação para o trabalho e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Em 2013 o coração da juventude brasileira bate mais forte! A Campanha da Fraternidade volta o olhar com particular atenção para os jovens, acolhendo-os, com o objetivo de propiciar caminhos para se protagonismo no seguimento do divino Mestre, na vivência comunitária e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. O Rio de Janeiro acolhe a Jornada Mundial da Juventude, uma festa da alegria, onde jovens de todo o mundo, reunidos para celebrar e aprender sobre a sua fé, construirão pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Em nosso Estado, através da edição 2013 do Projeto Curta na Educação, denominada Curta Juventude na Educação, educadores, crianças, adolescentes e jovens de todas as redes de ensino são convidados a participar da reflexão e ação sobre a realidade dos jovens, com a riqueza de suas diversidades, no atual contexto de profundas mudanças culturais, para que eles sejam agentes transformadores da sociedade, abrindo caminhos para o seu protagonismo através do desenvolvimento do pensamento crítico e do exercício da cidadania.

Para o bom êxito do ano escolar é imprescindível a estreita colaboração, a parceria, entre os envolvidos na ação educativa, administradores, educadores, famílias e a sociedade. A união de esforços, a sinergia produzida pela mobilização de todos, certamente, irá revelar o poder transformador da Educação.

Um excelente ano escolar para todos e todas, com todos e com todas.

Mensagem de Dom Jaime Spengler, OFM, Setor Educação - CNBB Regional Sul 3 e Pe. José Marioni, SBD, Diretor Presidente da ANEC