Inicio da Quaresma em Montenegro



Diocese celebra o inicio da Quaresma

Fiéis participaram da missa de quarta-feira de cinzas, inicio da Quaresma e Lançamento da Campanha da Fraternidade 2013

A celebração, realizada na Catedral São João Batista, em Montenegro, foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Antonio de Conto, acompanhado pelos Padres, José Inácio Steffen, Pedro Nicolau Schneider, Rogério Aloísio Schlindwein e Luciano Royer, e o Diácono Ernesto Costella. Os fiéis receberam a imposição das cinzas e acompanharam a reflexão de Dom Paulo sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude” e, como lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8).

Na missa de quarta-feira de Cinzas ocorre a imposição das cinzas sobre os fiéis. O rito lembra que a vida na terra é passageira. Neste dia começa a Quaresma, que é a preparação para a Páscoa, quando os fiéis praticam os atos de jejum, oração e esmola. A Quaresma deve ser o momento de renúncia a muitas coisas que separam as pessoas de Deus, mais especificamente, deve ser tempo de conversão, pois quando se recebe as cinzas, é dito pelo sacerdote e seus ministros “Convertei-vos e crede no evangelho”.

O objetivo da CF 2013 é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

O tema da campanha foi escolhido no ano em que jovens de todo o mundo vêm ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. O encontro vai ser no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho e deve contar com a presença do novo Papa, que irá assumir após a renúncia de Bento XVI.

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.

Comentários