Os usuários brasileiros estão menos resistentes à presença das empresas nas redes sociais. E o que já era uma percepção de quem costuma navegar por esse ambiente digital, fica comprovado agora com os números coletados pela GraphMonitor, ferramenta desenvolvida pela Dito. A empresa é especializada em soluções de engajamento e responsável por monitorar cerca de cinco mil páginas no Facebook.
As dez maiores marcas no Facebook brasileiro têm, juntas, mais de 54 milhões de fãs. “O brasileiro está começando a entender que pode se relacionar com as marcas da sua preferência também nesse ambiente e, ao mesmo tempo, as empresas passaram a investir na oferta de conteúdos mais relevantes”, observa o CEO da Dito, André Fonseca.
O posicionamento mais criativo de algumas empresas, aliás, tem sido decisivo para essa mudança no comportamento. Ao lado das suas agências digitais, parte das companhias deixou de lado as ações de venda de produtos e serviços e passou a investir na construção de uma estratégia voltada para o engajamento dos usuários.
Ao ampliar a comunicação e construir ações inteligentes, muitas passaram a conseguir a melhor propaganda possível nas redes sociais: quando um amigo passa a compartilhar a mensagem da empresa com as pessoas da sua relação. “A combinação de conteúdo relevante com mídia feita pelos próprios usuários e paga é o que leva a esse avanço”, diz Fonseca.
Ainda assim, existe espaço para crescimento. Nos Estados Unidos e Europa, a média de páginas de empresas “curtidas” pelos usuários é de 30. No Brasil, esse número não chega a 10. O Facebook Brasil possui cerca de 63 milhões de usuários.
Os mais recentes monitoramentos feitos pela GraphMonitor mostram também que existe uma concentração da preferência dos usuários, já que as dez marcas com maior presença na rede social têm, juntas, 85% dos internautas. Para Fonseca, embora o levantamento não diga que cada um desses fãs é único de uma página, é possível ter uma estimativa de como algumas marcas conseguiram se destacar em 2012.
Com 9,4 milhões de fãs, o Guaraná Antarctica tem a maior página empresarial no Facebook. Em seguida estão: Skol (9,1 milhões), Brahma Futebol (6,5 milhões), L´Oréal Paris Brasil (5,2 milhões) e Hotel Urbano (5 milhões). Abaixo dos cinco milhões de fãs estão Lacta (4,7 milhões), Bis (3,9 milhões), Itaú (3,5 milhões), Halls (3,4 milhões) e Trident (3 milhões).
Na categoria geral, a página da Brahma Futebol aparece como destaque de novembro, com crescimento de 21,13% em relação ao último levantamento e mantendo a oitava colocação. Em outubro de 2011, apenas oito marcas tinham mais de 1 milhão de fãs. Hoje, já são mais de 60 com esse índice.
Patricia Knebel
Jornal do Comercio
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