Um Dia no Mundo da Fonoaudiologia em Montenegro




 
Em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 09 de dezembro, a Secretaria  de Saúde  de Montenegro está preparando uma série de atividades. Amanhã (11) estará ocorrendo “Um Dia no Mundo da Fonoaudiologia!”, uma ação coletiva que visa orientar e prevenir a população a respeito de alterações de ordem fonoaudiológica. As atividades ocorrem no estacionamento da SMS, atrás da Pediatria.

Durante todo o dia, serão realizadas orientações à população, com distribuição de material informativo sobre cuidados com a voz, a respiração, a audição e o desenvolvimento de linguagem em crianças. Profissionais da voz, como os professores, receberão orientações sobre higiene vocal.

Já para as crianças serão oferecidas atividades lúdicas com fins de estimular habilidades psicomotoras e de linguagem oral e escrita, além de participarem de uma oficina de respiração e ouvirem histórias sobre cuidados com a voz. Também terão um espaço para desenhar e colorir desenhos sobre os aprendizados durante o dia com as atividades.

A ação não tem um público-alvo definido. Segundo a fonoaudióloga da SMS, Liliam Ziembowicz, o objetivo é atingir a uma grande parcela da população de forma a orientar e prevenir a respeito de alterações de ordem fonoaudiológica. Liliam explica que dada a diversidade de atuação da fonoaudiologia enquanto ciência, esta atinge uma extensa gama da população, desde o recém-nascido até o idoso, com ações também importantes junto a gestantes e puérperas. “Nossa ação, chamada de ‘Um dia no Mundo da Fonoaudiologia’, busca mostrar algumas das facetas do trabalho, de forma a envolver todas as faixas de idade em alguma atividade”, salienta.