Sistema de Geoprocessamento de Montenegro




Técnicos mostraram o funcionamento do sistema

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (20), foi apresentado o novo sistema de geoprocessamento do Município. Trata-se de um conjunto de soluções em geoprocessamento visando implantar uma solução cooperativa, com banco de dados geográficos e softwares de gerenciamento e análise de dados geográficos. O sistema está sendo implantado pela empresa Gaussgeo Geotecnologia e Engenharia LTDA.

A finalidade do trabalho foi a avaliação dos marcos geodésicos, fornecimento de imagem de satélite de alta resolução, desenvolvimento de solução cooperativa de geoprocessamento, geração de planos espaciais de informação e consultoria de suporte técnico especializado. Além disso, também será possível a criação de mapas e rotas. Esse trabalho complementa o estudo que vem sendo realizado pela empresa Metrocil para a atualização cadastral e do território municipal.

Segundo o secretário municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Paulo Zang, o novo sistema irá otimizar o atendimento ao contribuinte, visto que as informações estarão disponíveis para acesso rápido. “Os trabalhos da Gaussgeo e da Metrocil resultaram na otimização do cadastro. Desta forma, foi possível unificar toda a base cadastral”, explicou. “No futuro, também poderão ser integrados dados da área da saúde e outras secretarias”, acrescentou.

A intenção é que no próximo mês de fevereiro o sistema já esteja disponível para acesso externo. Através do site geo.montenegro.rs.gov.br, os contribuintes poderão utilizar a ferramenta e serviços que estarão disponíveis, tais como consultas a marcos geodésicos, curvas de nível e parâmetros de zoneamento, entre outros.

Comentários