Oficina de Reciclagem e Criatividade do CRAS MONTENEGRO



Atividade ocorreu na Escola Estadual Ivo Bühler – CIEP

A “Oficina de Reciclagem e Criatividade”, promovida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), formou 40 alunos da Escola Estadual Ivo Bühler – CIEP, na manhã da última segunda-feira (10). Na ocasião, foram entregues os certificados às crianças das duas turmas que participaram da atividade, realizada no contraturno escolar. Além dos certificados, cada aluno recebeu um jogo de lençol doado pela Fundação do Banco Itaú.

A oficina trabalha com resíduos secos, transformando os materiais em artesanato. De acordo com a artesã Débora Sarmento, responsável por ministrar a atividade, durante as aulas é trabalhada a importância do material reciclado, a educação ambiental e criatividade. “Também se trabalha a autoestima das crianças”, destaca.

Segundo Débora, durante a oficina, os alunos realizaram cintos, tiaras, cofrinhos e bolsas. “Além disso, reconstruíram cadeiras da escola que estavam danificadas. Dessa forma, eles aprendem a preservar o patrimônio”, acrescenta.

A diretora de Assistência Social, Leda Esmério, lembrou que essa é a realização de um sonho da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). “O objetivo era que pudéssemos trabalhar com a equipe nas escolas e o CIEP foi a primeira parceira”, explica. “Essa é a primeira turma que se forma e gostaríamos que fosse um modelo multiplicador. Que o turno integral possa ser inserido em outras escolas”, destacou.

Conforme a coordenadora do CRAS, Carmen Soares, a oficina foi acompanhada pela pedagoga Maria Eloísa Rodrigues Garcia, com apoio da equipe técnica do CRAS, composta pela assistente social Tatiane Schulze da Cruz, pela psicóloga Flaviane Gioppo e pela coordenadora de projetos, Ângela Ventura. O diretor do CIEP, João Antônio Moreira, também esteve presente na entrega dos certificados.