Gincana da Solidariedade e da Campanha do Agasalho de Montenegro





Entrega ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros

A Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DAS) e a Fundação Banco Itaú realizaram a distribuição de cobertores e lençóis da 5ª edição da Gincana da Solidariedade e da Campanha do Agasalho 2012. A entrega ocorreu na manhã de hoje (19), na sede do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 20 entidades cadastradas junto ao DAS e os municípios de Maratá e São José do Sul receberam as peças.

No total, foram entregues 1.226 cobertores e 1.396 jogos de lençol. Segundo a diretora de Assistência e Cidadania, Leda Esmério, a partir do recebimento do material, cada entidade distribuirá as peças para as famílias que estão cadastradas. “Dessa forma temos certeza de quem irá receber está mesmo necessitado. Em anos anteriores as peças foram entregues diretamente e muitas pessoas venderam. Assim se tem mais credibilidade”, explicou. Restaram 1.017 cobertores e 724 jogos de lençol que ficarão armazenados à disposição da Defesa Civil.

Durante os meses de maio e junho, período em que ocorreram a Gincana da Solidariedade e a Campanha do Agasalho, foram arrecadados 6.262 kgs de agasalhos. Os campeões em arrecadação deste ano foram a E.E.E.F. Cel. Álvaro de Moraes, com aproximadamente uma tonelada de doações, e o Supermercado IMEC, com cerca de duas toneladas. Ambos vencedores receberão um troféu de campeões em arrecadação.

De acordo com o gerente da Agência 0943 do Banco Itaú em Montenegro, Gilberto Morales, nas cinco edições da Gincana, na cidade já foram arrecadadas 30 toneladas de agasalhos. “Uma das maiores arrecadações da história do Município”, lembrou. “E foram distribuídas 27 mil peças entre cobertores e lençóis” acrescentou. A doação das peças também auxiliou pessoas de outros estados, como em 2010, quando donativos foram enviados a vítimas da enchente ocorrida no Nordeste do país.
Nas cinco edições da Gincana, a Agência 0943 Montenegro-RS foi a que mais arrecadou doações de todo o Brasil. No ranking de municípios que mais coletaram donativos, Montenegro só não ficou em primeiro lugar, pois outras cidades possuem mais de uma agência.

O gerente do Banco Itaú aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Prefeitura nas cinco edições e, em especial, à diretora da DAS, Leda Esmério. “A Leda nunca mediu esforços para contribuir na organização, arrecadação e distribuição dos donativos. Também quero fazer um agradecimento especial à comunidade de Montenegro que demonstra com esses números o quanto tem espírito solidário” destacou Morales.