DIOCESE DE MONTENEGRO: Rogério Aloísio Schlindwein será ordenado padre




Fortalecido pelo lema sacerdotal “Senhor fazei de mim um instrumento de Vossa paz”, Rogério que será Ordenado Padre no próximo sábado, dia 15 de dezembro, diz que terá como maior objetivo “Conduzir o povo que for confiado a ele”.

O menino envolvido com a igreja desde cedo, percebeu sua vocação quando numa ordenação sacerdotal conheceu padres e seminaristas, e entre eles reinava a alegria, transmitindo a sensação de pessoas realizadas. Foi então que Rogério decidiu “quero ser feliz, realizado”. Após 15 anos de caminhada vocacional e consciente de seus compromissos como sacerdote, ele diz que terá como maior objetivo conduzir o povo que a ele for confiado. Nas vésperas de sua ordenação, ele fala sobre a escolha, a caminhada e as expectativas.

Nome completo: Diácono Rogério Aloísio Schlindwein

Idade: 27 anos

Nome dos pais: Ana Noeli e Aloísio Schlindwein

Quantos irmãos: 2 irmãs - Eliete Andrea Schlindwein e Micheli Beatris Schlindwein

Paróquia de Origem: Comunidade Santo André de Linha Comprida (Salvador do Sul), que pertence a Paróquia São Miguel (Maratá).

Ordenação diaconal: 29 de abril de 2012, em Teutônia.

Ordenação prebisteral: 15 de dezembro de 2012, na comunidade Santo André, em Linha Comprida, Salvador do Sul, às 18 horas.

Missa solene: 16 de dezembro de 2012, na comunidade Santo André, em Linha Comprida, Salvador do Sul, às 10 horas.

Lema Sacerdotal: “Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz.”

A vontade de ser padre: Desde muito cedo, quando me envolvia na Igreja como Coroinha. Com este envolvimento desenvolveu-se em mim a vocação ao Sacerdócio.

A escolha da vocação: O fator decisivo foi, e é a felicidade. Meus pais foram a uma Ordenação Sacerdotal em Arroio das Pedras – Bom Princípio - e eu fui junto. Lá conheci diversos Seminaristas e Padres. Entre eles, durante todo tempo reinava a alegria e tive a sensação de estar convivendo com pessoas realizadas. O testemunho alegre daqueles jovens Padres e Seminaristas me fez pensar em conhecer o Seminário. Confesso que esse sentimento de seguir o caminho ao Sacerdócio inicialmente estava permeado por uma ideia mais romântica do que decidida de ser Padre. Mesmo assim decidi: “quero ser feliz, realizado.”

A experiência no seminário: Passei pelos Seminários de Bom Princípio, Gravataí e Viamão, completando 15 anos de caminhada vocacional. Tenho boas recordações de cada etapa formativa.        O Seminário foi uma escola do Evangelho: que tem como modelo, referencia e ideal a própria convivência de Jesus com seus discípulos. Foi uma oportunidade de fazer uma experiência de vida e intimidade com Cristo me preparando melhor para a missão, observando as cinco dimensões da organização do Seminário: humano-afetiva, espiritual, comunitária, intelectual e pastoral.

Estágio de pastoral: Fiz meu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Teutônia, juntamente a um Padre muito bom e dinâmico: Padre Eduardo André Schuster. Foi um ano de muito aprendizado e convívio. Uma pequena experiência do dia-a-dia de um Padre, aprofundando a dimensão pastoral.

O sentimento nas vésperas da ordenação: Sinto-me num misto de alegria e ansiedade pela proximidade da Ordenação. Por haver em mim um plano de Deus. Ele por meio do Sacerdócio deseja abrir as portas da fé e me constituir servo e guardião desta fé.  Ao mesmo tempo o término da faculdade de Teologia me deixa bastante ansioso, pois estarei prestando exames até as vésperas da Ordenação. Um sentimento de compromisso e responsabilidade por ser nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, de Montenegro, a partir de janeiro de 2013.   

Expectativas em relação à vocação escolhida e ao trabalho a ser desenvolvido: Ser um bom Padre Diocesano. Aquele que configura sua vida ao Cristo Bom Pastor, que cuida e guia ao bom caminho. Como Padre terei esse compromisso e será meu maior objetivo: conduzir o povo que for confiado a mim. Estamos vivenciando uma ‘mudança de época’, onde pais sentem dificuldades em educar seus filhos. A era digital muda as relações entre as pessoas. Poderia citar outros muitos exemplos, mas quero apenas mostrar que temos um mundo novo a ser compreendido. E essas mudanças ocorrem também no âmbito eclesial. O desafio não é somente dos pais, professores, empresários, jovens, etc. É um desafio do Padre também. Compreender bem todas essas mudanças para guiar seguramente o Povo de Deus no caminho da salvação proposto por Jesus Cristo, através da Igreja.

Algo que marcou durante a caminhada como seminarista: O que mais me marcou na caminhada como Seminarista foi o carinho a expectativa e apoio por parte do povo, Padres e Bispo.

Convite especial: Convido a todos que participem da minha Ordenação Sacerdotal e Primeira Missa Solene. Muitas pessoas passaram a fazer parte da minha caminhada vocacional durante esses 15 anos. A todos que gostam dos Padres, Seminaristas e os incentivam, quero partilhar essa alegria com cada um de vocês. Venham à Linha Comprida nos dias 15 e 16 de dezembro.

Palavras do futuro padre: Digo que me alegro com o que sou convosco e preocupo-me com o que serei para vós. Pois convosco sou Cristão e para vós serei Padre. Que Deus me ajude a viver bem o Ministério Sacerdotal e abençoe a todos. Especialmente as pessoas que não medem esforços em torno da causa vocacional.