Con-Aidpara recuperação de estrada em Passo da Amora




No local será aplicado o produto Con-Aid

O prefeito Percival de Oliveira e o vice-prefeito Marcos Griebeler estiveram vistoriando na manhã de hoje (26), o início da obra de aplicação do produto Con-Aid, para estabilização do solo, na Estrada Antônio Carlos Fernandes Rosa (Doutor Niquinho), em Passo da Amora. No local está sendo realizada a escarificação do solo para homogeneizar o material. Em seguida, será aplicado o Con-Aid, com auxílio de uma pipa d’água.

De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler, a obra será realizada em toda a extensão da estrada, da RS 124 até Vendinha, totalizando aproximadamente dez quilômetros, incluindo trecho de Campo do Meio e Passo da Pimenta. “A Administração adquiriu o produto e cedeu as máquinas para a realização do serviço. Além disso, estamos contando com apoio da Empresa Carollo que também cedeu máquinas”, explicou.

O mesmo produto vem sendo utilizado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em estradas do Estado. No início desse mês, o trecho da RSC-470, entre São Jerônimo e a BR-290, também recebeu aplicação do Con-Aid. Segundo o Daer, a RSC-470 foi a primeira rodovia gaúcha a receber este material, que chegou ao Brasil a cerca de seis anos.

Conheça melhor o Con-Aid

O Con-Aid foi desenvolvido em 1978, na África do Sul, para a construção de estradas sem pavimento, a baixo custo. O sistema consiste na aplicação do produto no solo local, em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro) com sua posterior compactação.

O Con-Aid altera a afinidade dos minerais de argilas e siltes de absorver água, tornando as partículas hidrofóbicas, promovendo no solo a propriedade de repelir a água, impedindo que o pavimento seja afetado. A estabilização iônica permite que haja uma atração entre as partículas, mantendo a compactação inicial da fase construtiva.

O produto promove uma estabilização permanente, sem necessidade de reaplicação, e garante trafegabilidade mesmo em dias chuvosos, além de reduzir o desprendimento de pó em dias secos.

Além de ser utilizado em substituição ao revestimento primário, o Con-Aid já foi utilizado com sucesso, inclusive no Brasil, como base de pavimento em CBUQ. Por suas características de aumento da capacidade de suporte do solo, aproveitando o próprio solo local, essa utilização torna-se economicamente vantajosa em relação à execução tradicional, com sub-base e base granular.

Fonte: Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)



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