Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em Montenegro






A Secretaria  de Saúde de Montenegro, em parceria com o Espaço Vida Unimed/Montenegro  e IMAMA/RS, promovem a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, de 21 a 27 de novembro. Com o objetivo de alertar para a prevenção da doença, a Semana foi instituída pela Lei Municipal nº 5.583 de 02/02/2012, de autoria da Vereadora Iria Camargo.




As atividades iniciam na próxima quarta-feira (21) com a abertura oficial, às 9 horas, no Auditório da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro - EsFES. Em seguida, ocorre uma oficina com representantes do IMAMA, com explicações sobre o funcionamento do Instituto, prevenção do câncer de mama, fatores de risco e alimentação saudável relacionados à doença.



No mesmo dia, a partir das 13h30min, estarão ocorrendo as seguintes atividades na Praça Rui Barbosa: orientações sobre câncer de mama, realizadas pela equipe da SMS; mateada com apoio da Ervateira Ponche Verde; motivação e autoestima com ações oferecidas pelo Salão de Beleza da Neza e Salão de Beleza da Odete (cortes de cabelo, maquiagem e manicure); e atividades do SESI e SESC.



Durante toda a semana estarão sendo disponibilizados exames de mamografia para as mulheres a partir dos 40 anos, conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde. A Unidade Móvel da SMS estará na Praça Rui Barbosa, nos dias 21/11 (tarde), 23/11 (manhã) e 27/11 (tarde), para fornecer as autorizações dos exames de mamografia para as pacientes dessa faixa etária. Nos demais dias as autorizações serão emitidas na SMS. De posse da autorização, as pacientes poderão se dirigir à Clínica Radioimagem, em Montenegro, localizada na Rua Osvaldo Aranha nº 1353, Centro para realização do exame. Além disso, a Praça Rui Barbosa estará iluminada à noite com lâmpadas cor de rosa, em alusão a esta atividade.



Confira a programação:


  Dia 21/11  9h  Abertura oficial junto ao Auditório da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro- EsFES (Próximo à Câmara Municipal de Vereadores), com oficina do IMAMA.


13h30min – Atividades na Praça Rui Barbosa: pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde com as seguintes atividades: orientações sobre câncer de mama, realizadas pela equipe da SMS; mateada com apoio da Ervateira Ponche Verde; motivação e autoestima com ações oferecidas pelo Salão de Beleza da Neza e Salão de Beleza da Odete (cortes de cabelo, maquiagem e manicure); e atividades do SESI e SESC.



  Dia 22/11  a partir das 8h  ESF 2 da Esperança - orientações e autoexame de mama pela equipe de enfermagem da Unidade de Saúde.


 Dia 22/11  15h30min  Palestra junto ao Espaço Vida UNIMED com o Médico Gineco/Obstetra da SMS, Dr. José Moacir.


 Dia 23/11  8h  Unidade De Saúde Centenário - Haverá orientações e autoexame de mama pela equipe de enfermagem da Unidade de Saúde



13h30min  Atividades junto à Praça Rui Barbosa com a equipe de saúde da SMS.


 Dia 26/11  8h  ESF 3 da Industrial - Haverá orientações e autoexame de mama pela equipe de enfermagem da Unidade de Saúde.



 Dia 26/11  14h Palestra junto ao Espaço Vida UNIMED com a Psicóloga Maria Paulina Pölking.



* Dias 26 e 27/11  Espaços na imprensa local e rádios para discussões e painéis com profissionais de saúde abordando sobre o câncer de mama.


* Dia 27/11 – 13h30min.  Atividades junto à Praça Rui Barbosa com a equipe de saúde da SMS e UNIMED e encerramento da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.


*Dia 27/11  13h30min.  ESF 1 da Germano Henke.  Haverá orientações e autoexame de mama pela equipe de enfermagem da Unidade de Saúde.