Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro





Os equipamentos audiômetro e imitanciômetro foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro  com recursos próprios. A partir de dezembro, os exames estarão disponíveis para a população. Até o momento, a SMS não dispunha destes exames, que eram comprados da iniciativa privada via convênio.

De acordo com a fonoaudióloga da SMS, Liliam Ziembowicz, os exames de audiometria e imitanciometria são avaliações de audição. Eles servem para identificar a existência, o tipo e o grau de perda auditiva, bem como auxiliam o médico otorrinolaringologista a identificar a causa desta dificuldade, para que possa dar o tratamento adequado para cada caso. “Estes exames se complementam para fins diagnósticos e, na audiologia clínica, são realizados geralmente juntos”, explica.

Até o final do ano, estes exames serão realizados nas quartas-feiras à tarde, para as quais será aberto agendamento prévio a cada semana. Para 2013, será avaliada a necessidade de ampliação dos horários de atendimento nesta área.

A fonoaudióloga esclarece que estes exames são solicitados pelo médico otorrinolaringologista. “Às vezes, também, a pedido do fonoaudiólogo que está tratando o paciente em questão, mas a consulta otorrinolaringológica prévia é necessária para identificar se existe cerúmen ou corpo estranho no conduto auditivo externo que impeçam a realização dos exames”, destaca Liliam. Com a solicitação do médico otorrinolaringologista, será possível o agendamento dos procedimentos junto à SMS.

Evento para orientar sobre alterações de ordem fonoaudiológica

Em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 09 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando uma série de atividades. No dia 11 de dezembro estará ocorrendo “Um Dia no Mundo da Fonoaudiologia!”, uma ação coletiva que visa orientar e prevenir a população a respeito de alterações de ordem fonoaudiológica. As atividades ocorrem no estacionamento da SMS, atrás da Pediatria.

Durante todo o dia, serão realizadas orientações à população, com distribuição de material informativo sobre cuidados com a voz, a respiração, a audição e o desenvolvimento de linguagem em crianças. Profissionais da voz, como os professores, receberão orientações sobre higiene vocal.

Já para as crianças serão oferecidas atividades lúdicas com fins de estimular habilidades psicomotoras e de linguagem oral e escrita, além de participarem de uma oficina de respiração e ouvirem histórias sobre cuidados com a voz. Também terão um espaço para desenhar e colorir desenhos sobre os aprendizados durante o dia com as atividades.

A ação não tem um público-alvo definido. Segundo a fonoaudióloga da SMS, Liliam Ziembowicz, o objetivo é atingir a uma grande parcela da população de forma a orientar e prevenir a respeito de alterações de ordem fonoaudiológica. Liliam explica que dada a diversidade de atuação da fonoaudiologia enquanto ciência, esta atinge uma extensa gama da população, desde o recém-nascido até o idoso, com ações também importantes junto a gestantes e puérperas. “Nossa ação, chamada de ‘Um dia no Mundo da Fonoaudiologia’, busca mostrar algumas das facetas do trabalho, de forma a envolver todas as faixas de idade em alguma atividade”, salienta.