Projeto Educando com a Horta e a Gastronomia em Montenegro


Curso de aproveitamento de alimentos

Aulas ocorreram no Piquete 15 de Novembro, 
no Parque Centenário


Dando continuidade ao “Projeto Educando com a Horta e a Gastronomia”, auxiliares de serviços escolares participaram do curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, no Piquete 15 de Novembro, no Parque Centenário. A ação é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato Rural de Montenegro.

Durante três dias, as participantes receberam noções de reaproveitamento dos alimentos e realizaram receitas práticas. Ao todo foram realizados 51 pratos diferentes, como bolos, batidas e chimias, de acordo com a instrutora do SENAR, Iara Bergman, ministrante das aulas.

De acordo com a pedagógica das Escolas Rurais da SMEC, Ruti Kniest Dallegrave, o projeto abrange educadores e auxiliares de serviços escolares, de 14 escolas do município, e trabalha quatro ambientes: educação, meio ambiente, gastronomia e nutrição. “Cerca de 60 participantes estão recebendo a formação desde julho deste ano. São encontros teóricos e a atividade de aproveitamento de alimentos é um trabalho especifico para as auxiliares que trabalham com alimentação”, explica.

No próximo sábado (24), ocorre mais uma etapa do projeto. A chefe da Vigilância, Silvana Schons, estará ministrando palestra sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, no Espaço Vida Unimed. Na ocasião, será oferecido um lanche aos participantes, preparado pelas alunas do curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos”.



“Projeto Educando com a Horta e a Gastronomia”



O objetivo desta formação continuada e sistemática é a promoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações educativas curriculares dinamizadas sob a ótica da melhoria da qualidade da educação pública, da sustentabilidade ambiental, da segurança alimentar e nutricional e da valorização de receitas regionais.

Além disso, os encontros também visam a melhoria da qualidade da alimentação escolar e a implementação de mecanismos de compra direta de gêneros alimentícios dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Emater, Ecocitrus, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Unimed.