Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO - Montenegro - Rs




Escolas municipais de Montenegro foram selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para receberem a doação de Projetores Interativos PROINFO (Estilo Datashow). Foram escolhidas as instituições Bello Faustino dos Santos, Bernardino Luis de Souza, Carlos Frederico Schubert, Dona Clara Camarão, Etelvino de Araújo Cruz, Henrique Pedro Zimmermann, Manoel José da Motta, Militão José de Azeredo, Pedro João Müller e Professora Maria Josepha Alves de Oliveira, que também já receberam os Laboratórios de Informática do PROINFO Rural, desde o ano de 2009.

As escolas foram selecionadas dentro do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), do Governo Federal, que organiza ações e investimentos no sentido de manter as Escolas do Campo com projetos de educação bem estruturados, voltados para as populações que vivem na área rural.

Os Municípios e Estados com políticas voltadas à educação destas crianças mais próxima de suas residências, valorizando as comunidades e reduzindo cada vez mais o uso do transporte escolar, estão tendo a oportunidade de aderir a estas ações direcionadas às Escolas da Área Rural.

Educandários também poderão ser contemplados com o UCA (Um Computador por Aluno)

As escolas de Ensino Fundamental de Campo do Meio, Bárbara Heleodora, Carolina Kochenborger e Jacob Haubert, que participaram do Programa Escola Ativa, poderão ser contempladas com o recebimento do UCA (Um Computador por Aluno). O projeto é destinado a escolas multisseriadas, que possuem entre 5 e 20 alunos.

De acordo com as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Ruti Kniest Dallegrave (Escolas Rurais) e Margane Salazar (Informática), a pasta aderiu a este programa, através do Sistema de Gestão Tecnológica do Ministério da Educação (SIGETEC), para recebimento destes equipamentos. “Estamos aguardando a divulgação da próxima ação de acesso às tecnologias prevista no PRONACAMPO”, explicam. A SMEC também está finalizando a instalação de internet nas escolas rurais. Até dezembro, todas as escolas da rede municipal estarão conectadas à internet.