Museu de Arte de Montenegro

Projeto do Museu de Arte de Montenegro premiado nacionalmente

O projeto “Infestação: uma crítica social através da Arte”, desenvolvido nas Oficinas de Arte do Museu de Arte, na Estação da Cultura foi um dos 15 projetos vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro edição 2012. Cada selecionado recebeu um prêmio de R$ 10 mil que será investido em ações educativas no próximo ano. Na ocasião, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural (DIPAHC) também inscreveu outro projeto chamado “Resgatando o Patrimônio Cultural de Montenegro”. Os dois projetos foram finalistas na seleção prévia de 25 inscritos em nível nacional.

O Prêmio Darcy Ribeiro consiste em premiar práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. Este prêmio faz parte do Programa de Fomento aos Museus – IBRAM 2012, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM e do Ministério da Cultura.


“Estes projetos foram desenvolvidos e executados por estagiárias do sistema CIEE, além de estudantes das Artes Visuais da UERGS e de História da UNISINOS”, informou a diretora do DIPAHC, Rosani Brochier.Nicoli


Saiba mais sobre os projetos inscritos:

Infestação: uma crítica social através da Arte, desenvolvido nas Oficinas de Arte do Museu de Arte, na Estação da Cultura, pelas estagiárias da UERGS, Andréia Salvadori e Andrine Rosa de Lima, com ações do Projeto de autoria de Neusa Melissa do Espírito Santo, também estudante da UERGS e hoje, estagiária do Museu de Arte.

Resgatando o Patrimônio Cultural de Montenegro – RS, desenvolvido na Estação da Cultura, com alunos que freqüentam a AABB Comunidade, desenvolvido pela estagiária da UNISINOS, Natani Mirele de Azeredo.