Encontro Mundial de Certificadores e Produtores de Suco em Montenegro - Rs







Evento contou com tradução simultânea para os participantes de outros países


Produtores e compradores de suco de diversos países participaram, na manhã de hoje (21), da abertura oficial do primeiro Encontro Mundial de Certificadores e Produtores de Suco, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Lanceiros. O evento, que vem ocorrendo desde a última segunda-feira, busca a discussão a nível mundial dos valores de produção e consumo de citros. Com cerca de 40 participantes, a atividade é organizada através de parceria entre Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), a Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Coofrutaf) e a Fairtrade Labelling Organizations International (FLO), principal certificadora internacional de comércio justo.

Na abertura do evento, o presidente da Ecocitrus, Fábio Esswein, lembrou o apoio da Administração Municipal tanto à indústria, como à citricultura. “São cerca de três mil famílias vivendo da citricultura, atividade de maior importância no Vale do Caí”, salientou. “Para nós, da Ecocitrus, sediar o evento é excepcional, mostra o destaque desta atividade e o valor que o mundo inteiro dá à região”, afirmou.

Para o vice-prefeito Marcos Griebeler, Montenegro conta com exemplos de cooperativas e associações. “São essas organizações de fruticultores que engrandecem as atividades do Município, maior produtor de bergamota e também destaque na agroindústria”, destacou.



Visitas e reuniões estão entre as atividades do encontro


De acordo com o vice-presidente da Ecocitrus, Ernesto Kasper, desde segunda-feira estão ocorrendo reuniões entre os produtores. Já o dia de ontem foi reservado para visitas a campo, oportunidade em que os participantes do evento conheceram as propriedades da região do Vale do Caí, a indústria da Ecocitrus e a Usina de Compostagem.

Segundo Kasper, este é o momento de discussão de preço do suco no mercado e desenvolvimento dos negócios. “A FLO é uma estância que dá certificado de mercado justo tanto para produtor, como comerciante”, destacou. Ele explica que este é o primeiro encontro realizado no Brasil e a cidade de Montenegro foi a escolhida pela importância no cenário da agricultura familiar na região. “Isso porque a Fairtrade contempla principalmente os pequenos produtores”, acrescentou.