DIOCESE DE MONTENEGRO 30/11/2012

Formatura do 1º Curso de Teologia de nível acadêmico na Diocese Montenegro


Momento de alegria na formatura do curso de Teologia, oferecido pela Diocese de Montenegro. Após dois anos de estudos, com aulas realizadas nas quintas-feiras, no Seminário São João Maria Vianey, em Bom Princípio, 88 leigos das paróquias da Diocese receberam o diploma do Curso de Teologia.




Durante a caminhada de aprofundamento dos conhecimentos sobre fé e religião, muitas pessoas foram agraciadas por ter a oportunidade de realizar um estudo das coisas divinas e suas relações com o mundo.

Esta foi a primeira turma a se formar no curso de nível acadêmico, com aulas presenciais durante dois anos. Outras duas turmas estão concluindo a primeira etapa e se formam no próximo ano, uma em Bom Princípio e outra em Estrela, somando 142 pessoas.

Além destas qualificações, a Diocese de Montenegro ainda oferece o curso de Teologia Fundamental para leigos, com encontros uma vez por mês, atualmente com 76 pessoas, e o curso de Teologia à Distância, onde os participantes recebem os materiais via jornal Correio Riograndense, que conta com aproximadamente 500 pessoas.

Foto: Jornal Primeira Hora



Diocese de Montenegro realiza Assembléia do Clero 2012

O clero da Diocese de Montenegro se reuniu no Seminário São João Maria Vianey, na cidade de Bom Princípio, para assembleia anual. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, dia 29 de novembro.

Um momento de oração preparado pelos seminaristas da casa antecedeu o início das atividades do dia. O bispo Dom Paulo De Conto falou da alegria em ver os padres abraçando nova missão, aceitando as transferências com carinho. Dom Paulo divulgou as datas de posses dos sacerdotes que assumirão outras paróquias e falou ainda sobre a participação dos padres em suas paróquias, referindo-se às formações, dizendo que eles são os grandes incentivadores dos leigos.



Após as palavras do bispo, foi apresentado o vídeo com a retrospectiva 2012. Fotos demonstraram os trabalhos realizados em todas as paróquias da Diocese, como encontros, pastorais, movimentos e principalmente as semanas missionárias. Ainda durante a manhã, foram abordados temas administrativos, formação, vida dos seminários, Pastoral Presbiteral e Animação Vocacional.


Após o almoço, Frei Susin trabalhou o tema “Análise da conjuntura eclesial atual”. À tarde, o clero ainda debateu o novo Plano de Pastoral da Diocese e definiu novos referenciais de área e pastorais.



Conselho Missionário de Seminaristas é instalado em Viamão


O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) da Província Eclesiástica de Porto Alegre foi instalado no Seminário Maior de Viamão. O evento ocorreu na noite de 27 de novembro. A Diocese de Montenegro está representada pelos seminaristas Adilson Schlindwein, Diego Knecht, Elias Geraldo Rech, Gabriel Zucki Bagatini, Isaías Antonio Colling, Paulo Henrique da Rosa e Jorge Reckziegel.


Na expectativa de fazer crescer em cada jovem seminarista o desejo de transformar nossa Igreja em uma “Igreja em estado permanente de missão”, o Comise objetiva dinamizar e animar a formação missionária dentro dos seminários. Sua formação é um desejo expresso nas Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.


Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório e responsável no Regional Sul III da CNBB pela Dimensão Missionária, presidiu a celebração eucarística que instalou oficialmente o Conselho, acompanhado de Dom Paulo Antonio De Conto, bispo de Montenegro, e diversos sacerdotes formadores dos seminários. Todas as dioceses que compõem a Província Eclesiástica estarão reunidas no Comise: Arquidiocese de Porto Alegre e Dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo e Osório.


Após a Santa Missa, os seminaristas e seus formadores foram recebidos em um jantar, promovido pelas Equipes Vocacionais do Vicariato Episcopal de Gravataí.


Foto: Seminarista Lucas José Machado


Amanda Fetzner
Assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro (MTB/RS 15.411)


MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632-3320 ou (51) 9172-2700