Arroio da Cria - Bairro Aeroclube - Montenegro


 Maria Terezinha Kraemer Canello e Marcos Griebeler na RS 124

Na manhã de hoje (30), o vice-prefeito Marcos Griebeler, acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente (SMMA), Maria Terezinha Kraemer Canello, esteve no local vistoriando o serviço, que teve início ontem. O objetivo do desassoreamento é evitar que o arroio transborde em possíveis enxurradas.

O desassoreamento consiste na desobstrução do leito do rio. São retirados lixos, areia, árvores e galhos caídos que não permitem que a água siga seu fluxo normal. O processo no Arroio da Cria será realizado da ponte da RS 124 até a Rua Dr. Hans Varelmann, o que representa aproximadamente um quilometro de extensão, além de mais 200 metros da ponte da Rua Dr. Hans Varelmann em direção ao Rio Caí.

A secretária de Meio Ambiente explica que para a realização do serviço, foi emitida uma anuência, na terça-feira (27), pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP). “Além disso, o DEFAP foi até o local e orientou a equipe sobre como realizar o procedimento”, afirmou. “A Prefeitura também realizará a compensação ambiental pelo desassoreamento”, acrescentou.

De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler, esta era uma demanda da Administração Municipal, que foi obtida junto ao DEFAP e ao Ministério Público. “Na enxurrada de abril de 2011, cerca de cinco mil pessoas foram atingidas pela água que transbordou do arroio. O desassoreamento auxilia para evitar que isso aconteça”, explicou Griebeler.

Segundo o vice-prefeito, funcionários estarão trabalhando durante o sábado e o domingo no local. O desassoreamento está sendo realizado pela equipe da Prefeitura com auxílio da escavadeira hidráulica cedida pelo Governo do Estado. Em alguns trechos, o trabalho será realizado manualmente.