Mucopolissacaridoses





Profissionais e comunidade avaliam riscos das Mucopolissacaridoses

A sensibilização sobre as Mucopolissacaridoses Tipo I (MPS) lotou sexta (26) pela manhã o plenário Edgar de Oliveira, da Câmara Municipal. O objetivo foi tornar mais conhecida esta doença pelos profissionais da rede pública de saúde e sociedade. As MPS são doenças metabólicas causadas por deficiência de enzimas. São hereditárias e têm mais chance de se propagar em pequenas cidades, de acordo com os técnicos.

Montenegro foi pioneira na ação, destaca o presidente da Câmara, Vereador Marcos Gehlen (PT) – ‘’Tuco’’. “Sinto-me feliz em poder participar de um projeto piloto que irá difundir e levar o conhecimento dessa patologia para todo o Estado”, declarou o Vereador. Presentes também os Vereadores Carlos Einar de Mello (PP) – ‘’Naná’’, Iria Camargo (PPS), diversos representantes da área de Saúde do Município e Deise Zanin – Presidente da Associação Gaúcha de Mucopolissacaridoses. 

A médica geneticista Verônica Munoz, especialista em MPS Tipo I, citou os sintomas aparentes da doença e as formas de tratamento. Ressalta a importância do diagnostico precoce, para evitar maiores complicações no futuro. Também alertou sobre a importância do exame pré-natal: ‘’muitas pessoas não sabem que são portadoras da doença e que há chances dos seus filhos também serem’’. Deise, portadora de MPS Tipo I, falou sobre as dificuldades em função da doença e da melhoria de vida após o inicio do tratamento.

Conforme profissionais de Saúde existem grandes probabilidades de propagação deste tipo de doença em Montenegro, um fator de risco para o município. Ao final do encontro, a fiscal da Vigilância Sanitária Silvana Schons anunciou que, ainda este ano, será feita capacitação na rede de saúde do Município para que, através da coleta de sangue, a doença seja diagnosticada.