DIOCESE DE MONTENEGRO 29/10/2012


Seminário diocesano  sobre música litúrgica






A Comissão Diocesana de Liturgia realizou a primeira edição do Seminário de Liturgia. O tema  foi música litúrgica, abordado pelo doutorando em música Márcio de Almeida, de São Paulo.

Sábado, dia 27, 120 pessoas tiveram formação sobre a fundamentação teológica, antropológica e litúrgica da música. 

No Seminário São João Maria Vianney, os presentes tiveram oportunidade  de se reunir em atividades práticas, que foram apresentadas depois. “A reação das pessoas foi muito positiva”, afirma o Padre Eduardo Haas da Liturgia da Diocese de Montenegro.

 O domingo foi de ensaio de cantos, no Centro de Eventos de Bom Princípio, que reuniu  300 pessoas. Além do treino das músicas, houve ainda uma formação litúrgica sobre os tempos de Advento e Natal,  sentidos e  funções dos cantos nas celebrações.

O encontro contou com apoio  do responsável pela Música Litúrgica na Diocese, Fernando Petry, do maestro Adriano Trindade, dos seminaristas Jonas Gomes e Leandro Ludwig e do Padre Pedro Ritter. 

Pe. Eduardo divulgou a intenção da Comissão de Liturgia em realizar o seminário anualmente no último final de semana de outubro, variando os temas. “É uma maneira de mantermos uma formação continuada”, finalisa.