1º Encontro de Bandas Escolares de Montenegro


Evento fomenta a tradição de bandas escolares

em Montenegro



Atividade ocorreu na Estação da Cultura


Alunos integrantes de 11 bandas escolares do Município participaram do 1º Encontro de Bandas Escolares, realizado durante o dia de hoje (17), promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a FUNDARTE. O evento tem como objetivo difundir e fomentar a tradição de bandas escolares no município, socializar as aprendizagens e aprofundar os conhecimentos relacionados à educação musical.

Na primeira etapa do encontro, na Estação da Cultura, durante a manhã, representantes das bandas escolares participaram de cinco oficinas temáticas. Durante o evento, os participantes também puderam conferir uma exposição sobre a História das Bandas Marciais de Montenegro, organizada pelo Museu de Artes de Montenegro (MAM), nas dependências da Estação da Cultura. Ao meio-dia, um almoço de confraternização foi oferecido aos participantes pelo Piquete 15 de Novembro, no Parque Centenário.

À tarde, após apresentação da Banda da Brigada Militar, cada uma das bandas escolares se apresentou individualmente e, em seguida, foi realizado um ensaio que culminou em uma apresentação envolvendo todos os participantes do evento. Também foram entregues as premiações aos alunos participantes do Concurso Logomarca, que elegeu o desenho símbolo do encontro, cujo vencedor estuda na Escola Cinco de Maio, e troféu de participação a todos os integrantes.

O encontro foi idealizado pela SMEC e pela Fundarte visando reunir os integrantes das bandas escolares. “O objetivo é tornar o encontro em uma atividade anual, visto que já consta no calendário de eventos da cidade. Além disso, também trabalhamos com a ideia de montar uma banda municipal”, conta a coordenadora pedagógica da SMEC, Beatriz Gehlen, integrante da comissão organizadora do evento, composta pela também coordenadora pedagógica da SMEC, Ruti Dallegrave, e pelo instrutor da banda e professor de acordeon da Fundarte, Luciano Rohden.

O evento contou com a participação das bandas escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental: José Pedro Steigleder, Pedro João Müller, Cinco de Maio, Adolfo Schüler, Adelaide Sá Brito, e Jorge Guilherme Moojen; Colégio Ivo Büller – CIEP; e Escolas Estaduais: Paulo Ribeiro Campos – Polivalente, José Garibaldi – Porto Garibaldi, Januário Corrêa e Escola Estadual de Ensino Fundamental Junto ao Núcleo Habitacional Promorar. O 1º Encontro de Bandas Escolares teve o patrocínio da UNIMED – Vale do Caí, Arte Som, Locomotiva Musical Center e IMEC.