Sócios do INTERpoderão votar pela INTERnet




Sócios do INTER poderão votar pela INTERnet para as eleições
Iniciativa inédita foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Inter


  O Inter vai protagonizar uma iniciativa inédita em eleições de clubes brasileiros. O Conselho Deliberativo definiu em reunião, nessa segunda-feira, que os sócios colorados poderão votar pela internet. A informação foi confirmada nesta terça pelo presidente da mesa diretora, Luís Carlos Bortolini, em entrevista ao site do Correio do Povo.

  Segundo Bortolini, a ideia foi aprovada pela ampla maioria dos conselheiros. A votação pela internet é algo que já era discutido pelo clube há cinco meses. Ontem, essa opção foi oficializada e nós registramos apenas três votos discordantes. Será algo inovador para o mundo do futebol, disse. O presidente do Conselho Deliberativo afirmou que as datas das eleições ainda não foram definidas, mas o primeiro turno deve ocorrer na segunda quinzena de novembro e o segundo turno / quando os sócios podem participar / será nas primeiras semanas de dezembro.


  Bortolini garantiu que o sistema, que ainda será desenvolvido, será seguro e funcionará como as operações financeiras que são feitas pela internet. Essa ideia servirá para unir ainda mais os sócios do Inter. Pessoas de todas as partes do mundo poderão participar do pleito de forma efetiva, frisou.


  Nas últimas eleições, que elegeram o atual presidente do Inter, Giovanni Luigi, o clube disponibilizou dois meios de votação para o sócio: a presencial e a por correspondência. Bortolini esclareceu que a opção pela internet substituirá o envio de cartas ao clube.


Setenta e cinco mil sócio aptos


  O conselheiro e presidente da comissão eleitoral, Carlos Eduardo Richinitti, disse que o Inter hoje conta com 75 mil sócios aptos para votar. Nós temos a informação de que cerca de 60 mil usam a internet para se comunicar com o clube. Utilizaremos esse dado durante a próxima eleição, argumentou.


   Questionado sobre a ferramenta que será elaborada para a votação, Richinitti revelou que a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) será a responsável pela elaboração do sistema. Chegamos a essa iniciativa baseados no fato de que está cada vez mais difícil realizar as eleições em apenas um dia e em um local só. Tivemos a experiência da votação por correspondência, mas essa nova maneira de votar irá diminuir consideravelmente o custo do pleito para o Inter, explicou. 


  Richinitti esclareceu que o processo de votação pela internet ainda precisa cumprir algumas etapas. Estamos pedindo para que os sócios atualizem o cadastro. Isso será importante no momento da escolha do candidato, resumiu.