Shakespeare e o empreendedorismo


O que Shakespeare pode ensinar sobre empreendedorismo


   Você não precisa ser uma pessoa excessivamente culta para ter ouvido falar sobre Hamlet, Romeu e Julieta, Othello ou Sonhos de uma Noite de Verão. Todas elas são obras de William Shakespeare, famoso romancista e dramaturgo inglês. O que ninguém sabe, no entanto, é que o autor pode ensinar valiosas lições de empreendedorismo para os empresários criativos e inovadores. 


  Embora pareça incomum, o escritor pode, sim, ensinar a você algumas lições de empreendedorismo, desde que você esteja disposto a inovar e assumir os riscos por aquilo que está fazendo.

  O primeiro passo é exatamente esse: arriscar. Você não poderá fazer nada se estiver preso sempre no mesmo modelo. Assim como o escritor, que saiu de sua cidade no interior com nada além do seu talento / Shakespeare não tinha dinheiro ou mesmo um curso universitário / você deve ir adiante nos seus projetos.

  Outra coisa que você deve pensar ao renovar a sua empresa é a sua audiência; não fique preso a apenas um tipo de cliente. Enquanto se baseava em um patrono o rendimento do escritor foi limitado pela generosidade do patrão, tornando-se vulnerável aos caprichos daquele que o bancava. 

  No entanto, quando passou a atender diversos clientes Shakespeare viu o seu rendimento crescer significativamente. Isso significa que você não deve confiar em uma única fonte de renda, mas fazer a sua receita crescer oferecendo o seu trabalho para um público mais vasto.

  Entretanto, não adianta estar disposto a implantar todas essas inovações se os seus sócios não mostram interesse no desenvolvimento. Outra vez aqui é possível aprender com Shakespeare. 

  Embora fosse um ator competente (o escritor também atuava em algumas de suas peças), Shakespeare não era a estrela do show. Na sua empresa as coisas devem funcionar da mesma maneira: as contribuições devem ser feitas igualmente, baseando-se naquilo que cada um tem de melhor. Não tente fazer tudo sozinho, encontre parceiros cujos talentos complementam os seus.

  Portanto, o que você deve fazer é arriscar. No entanto, procure levar em conta os riscos que você está assumindo, para que você não se arrependa das decisões tomadas. Lembre-se de que nesse caso decisões erradas podem ter consequencias muito grandes.

  Você acredita que é possível aprender sobre empreendedorismo com Shakespeare? Compartilhe suas experiências no Fórum do Santander Empreendedor.

Santander Empreendedor