Projeto Pró-Família em Montenegro - Rs



Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição segue sendo realizado em Montenegro


Grupo Executivo Intersetorial Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil esteve reunido na sala dos Conselhos



  Nessa terça-feira (28) e quarta-feira (29), o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil em assuntos de Família, Marco Antônio Fetter, esteve novamente visitando o município com uma agenda repleta de eventos buscando destacar a importância da família.

  Na tarde da terça-feira, o consultor reuniu-se, na sala dos Conselhos, com representantes do Conselho Municipal da Mulher e das Embaixatrizes Solidárias de Montenegro para tratar do apoio às gestantes em vulnerabilidade social. Além disso, foram abordados os benefícios que o trabalho em conjunto entre os segmentos pode trazer à sociedade. As Embaixatrizes também apresentaram ao consultor da ONU o trabalho que realizam e detalharam os cursos em que participaram, inclusive fora do Estado, para melhor atender às gestantes.

  Durante o encontro, foi definida uma parceria entre as Embaixatrizes e a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). Atualmente, a entrega de kits-gestantes, conjuntos com todos os materiais necessários aos recém-nascidos, é realizada pela SMHAD, através da Diretoria de Assistência Social e Cidadania. O objetivo da parceria é realizar o repasse dos kits em conjunto com as Embaixatrizes.

  À noite, na EMEI Gente Miúda, os pais e professores da instituição participaram de uma conversa com o Dr. Fetter, com o tema A importância da Família na Escola, no qual foi tratada a real função dos pais e mães no contexto familiar. O consultor lembrou que a família tem como principal incumbência humanizar a criança, já a escola tem a missão de socializar.



Reunião para criar o Conselho Municipal da Família



  Em reunião realizada na tarde de ontem (29), o Grupo Executivo Intersetorial Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil apresentou, ao consultor da ONU, Marco Antônio Fetter, o trabalho que realiza. Também foi abordada a criação do Conselho Municipal da Família, o que deve ocorrer no próximo ano, com a participação de diversos segmentos da sociedade, entre órgãos públicos e privados.

  De acordo com a diretora da Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério, o objetivo da implantação do conselho é a ampliação do atendimento às famílias em vulnerabilidade social. O Grupo Executivo Intersetorial Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil é composto por representantes das Secretarias Municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), de Educação e Cultura (SMEC) e da Saúde (SMS); da Brigada Militar; da UNISC; da Escola de Enfermagem Schwester Emmy; do Conselho Tutelar; da Polícia Civil; e da Sociedade Beneficente Espiritualista.

  Leda avalia como positivas as visitas do consultor da ONU. É um programa muito importante, que vem apresentando resposta, afirmou. Está nos oportunizando apresentar o trabalho realizado em Montenegro, com participação de vários segmentos da sociedade, acrescentou.

  Fetter destacou que entre as cidades que participam do Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição, Montenegro é a que mais vem se destacando. O consultor retorna ao município no final de setembro, quando deverá trabalhar com mais duas escolas, que ainda serão definidas, e se reunirá novamente com as Embaixatrizes Solidárias.