Projeto Educando com Horta e Gastronomia em Montenegro



Encontro aborda a educação alimentar através da produção de hortas


  Horta da EMEF Henrique Pedro Zímmermann, da localidade de Passo da Serra, é um exemplo da atividade

  Neste sábado (18), ocorre o segundo encontro de formação do Projeto Educando com Horta e Gastronomia. O evento acontecer a partir das 8 às 12 horas, no Espaço Vida Unimed, com a participação das 14 escolas que aderiram à proposta.

  A formação está organizada em dois momentos distintos. Primeiramente, serão repassadas informações técnicas na área de educação, nutrição, ambiente horta e gastronomia. Neste encontro, estão previstas palestras com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), João Kuhn, falando sobre o tema Horta Orgânica, e com a nutricionista Cleusa Karr, que abordará o Programa de alimentação escolar e as Diretrizes do Ministério da Saúde para uma alimentação saudável.

  O segundo momento está reservado para as escolas socializarem projetos que foram ou estão sendo desenvolvidos. Apresentarão os projetos a EMEF Dr. Walter Belian, com Seu olho é maior que a sua barriga?, EMEF Etelvino de Araújo Cruz, com Horta Escolar, e EMEF Clara Camarão, com invasores ou convidados (Os bichinhos da horta).

  O objetivo desta formação continuada e sistemática é a promoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações educativas curriculares dinamizadas sob a ótica da melhoria da qualidade da educação pública, da sustentabilidade ambiental, da segurança alimentar e nutricional e da valorização de receitas regionais. Além disso, os encontros também visam a melhoria da qualidade da alimentação escolar e a implementação de mecanismos de compra direta de gêneros alimentícios dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.

  Segundo a coordenadora pedagógica das Escolas Rurais da SMEC, Ruti Kniest Dallegrave, o projeto pretende, ainda, trabalhar para transformar as escolas em espaços educadores sustentáveis. Ela explica que este processo já está em curso nas escolas municipais. Por meio de ações relativamente simples, as escolas têm demonstrado maneiras criativas e acessíveis a se aproximarem do ideal de sustentabilidade, conta. Nos encontros serão passados aportes teóricos para consolidá-las e fortalecê-las, de forma que deixem de ser ações isoladas das escolas e se tornem uma prática sistemática difundida em todo o município, acrescenta Ruti.

Hortas são produzidas nas escolas

  Um entre tantos exemplos de hortas escolares que estão sendo implantadas e implementadas é o da EMEF Henrique Pedro Zímmermann, da localidade de Passo da Serra. Este ano, com parceria da empresa John Deere, a escola realizou a implementação da horta que já existia na escola. Através de planejamento, ocorreu uma reestruturação do espaço físico da escola, onde todos os espaços estão sendo aproveitados.

  Há captação de água da chuva através de uma pequena cisterna, além de composteiras para o aproveitamento das cascas das frutas utilizadas na merenda escolar, folhas e outros resíduos orgânicos. De acordo com a coordenadora pedagógica das Escolas Rurais da SMEC, Ruti Kniest Dallegrave, todas estas atividades são utilizadas pelas professoras no ambiente de sala de aula, na sistematização das aprendizagens.