Programa Municipal de Políticas sobre Drogas em Montenegro



Reunião debate Programa Municipal de Políticas sobre Drogas





  Buscando traçar um percurso metodológico e os desafios do Programa Municipal Antidrogas (PROMAD), ocorreu na última segunda-feira (20), reunião do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O encontro, que ocorreu no 5º Batalhão de Polícia Militar, contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. A abertura foi realizada pelo comandante do 5º BPM, Major Marcus Vinicius Souza Dutra, que destacou o papel da família no combate às drogas Quando a família chega perto, a droga fica longe, lembrou.



  Segundo Major Dutra, o combate às drogas deve ser uma prioridade dentro do trabalho da Policia, em conjunto com a sociedade e os Poderes Legislativo e Executivo Municipal. Somente venceremos esse mal se fizermos o que estamos objetivando fazer, que é um trabalho em conjunto e de forma humanitária e responsável, lembrou, colocando o Comando a disposição da sociedade.


  O presidente do COMAD, Daniel Colli, lembrou que a escalada do uso e tráfico de drogas, problema que afeta praticamente todos os municípios brasileiros, precisa ser enfrentada através de uma ação integrada que envolva o poder público e a sociedade civil organizada. A sociedade adotou uma resolução para reforçar e aplicar de forma plena mecanismos para a recuperação e a prevenção ao uso de drogas em nossa cidade, e a prova disso é a reunião de hoje, disse. Essa parcerias entre os setores público e privado servem para combater ao uso e abuso de drogas em todas as suas formas e manifestações, afirmou.


  O delegado Thiago Firpo, representando o diretor do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (DENARC), ressaltou que a reunião é um grande exemplo de alternativas que buscam reduzir a violência e os prejuízos humanos e materiais relacionados ao tráfico de drogas. Temos aqui a sociedade civil em conjunto com o poder público municipal e autoridades policial, todos unidos para combater as drogas. Atitudes assim é que reforçam um Município. Nós do DENARC estamos aqui para auxiliar no que for preciso e tentar contribuir sempre, ressaltou. 

  O objetivo do PROMAD é atuar como ferramenta para toda a comunidade na construção de um futuro melhor por meio de ações de prevenção a repressão ao uso de drogas. Neste primeiro momento, seu foco está voltado à atenção integral, a ouvir as diretrizes e criar mecanismos de prevenção e combate em relação ao uso e abuso de álcool e outras drogas.


Trabalho mútuo para combater as drogas


   Os encontros com a comunidade, para a criação do PROMAD, surgiram da necessidade de promover um diálogo, junto à sociedade e seus representantes, em todas as esferas da lei. Os objetivo e desejos estão relacionados aos valores da cultura de consumo, e, para que a mudança aconteça, é necessário que todos vivenciem práticas solidarias e haja um trabalho mútuo, lembrou o presidente do COMAD, Daniel Colli.

  Para Colli, são vários os desafios que precisam ser superados para a criação de um programa realmente eficiente. Para que a comunidade como um todo possa vivenciar e desenvolver essas práticas na escola, em casa, no trabalho e na sua vida, pois o caminho para um Montenegro sem drogas é o fortalecimento dessas experiências, ressaltou.

   O PROMAD tem como principais pontos, ações de publicidade permanentes, que vão culminar em campanhas publicitárias nas mídias disponíveis; reforço na orientação sobre a legislação existente, com ênfase na prevenção ao uso e abuso de bebidas alcoólicas, entre outras drogas; fortalecimento na fiscalização, sobretudo à venda de bebidas para crianças, adolescentes e jovens; e ampliação nas blitz de trânsito.

  Também serão realizados ajustes administrativos iniciais, como criação do Programa e apresentação da equipe do Centro Municipal de Referência sobre Drogas, que deve ser instituído em conjunto; definição das atribuições das Secretarias Municipais, COMAD, entre outros; e a melhoria constante das políticas públicas voltadas à juventude, como a implementação dos serviços sociais já existentes no Município, que incluem atividades de esporte, cultura, educação, informação, cidadania, empreendedorismo e lazer.