Oficina de Reciclagem e Criatividade em Montenegro



Evento marca o encerramento da 

Oficina de Reciclagem e Criatividade

Consultor da ONU para o Brasil em assuntos de Família, Marco Antônio Fetter, palestrou aos participantes da oficina


A Oficina de Reciclagem e Criatividade, promovida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), teve seu encerramento na manhã da última quarta-feira (29), com a participação do consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil em assuntos de Família, Marco Antônio Fetter. Destinada à comunidade do Programa de Subsídio Habitacional (PSH) e do Bairro Estação a atividade trabalha resíduos secos, transformando os materiais em artesanato.


A oficina, ministrada pela artesã Débora Sarmento, teve início em dezembro do ano passado, ocorrendo na Igreja do Evangelho Quadrangular, no Bairro Estação, todas as segundas-feiras. Durante as aulas, os cerca de 20 participantes aprenderam técnicas de reciclagem, realizando almofadas, pufes de garrafa PET e mandalas de resíduos reaproveitados. Também foram entregues materiais escolares e lanche, além da participação da cabeleireira Márcia Lopes Merched, do Templo da Vaidade, atuou de forma voluntária, realizando cortes de cabelo na comunidade do bairro.


Segundo a coordenadora do CRAS, Carmen Soares, também foram oferecidas palestras durante os encontros. É realizado todo um trabalho com o objetivo de socialização dessas pessoas, de abordar questões como o cooperativismo em casa, além de oportunizar que elas tenham uma fonte de renda, explicou. A partir destas atividades, os participantes atuam como multiplicadores, levando o aprendizado para todo o seu entorno, acrescentou.

 No próximo dia 13 de setembro, terá início a oficina Saúde e Bem-Estar da Mulher, também promovida pelo CRAS, através de recursos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Serão abordados temas relacionados à família, além de serem oferecidas aulas de ginástica laboral e dança. Entre as participantes desta atividade, estarão as mulheres que acompanharam a oficina de reciclagem. “Após terem frequentado as aulas no PSH, essas mulheres estarão participando da oficina na sede do CRAS, que é a casa da família, salientou. As oficinas são acompanhadas pela assistente social Tatiana Schulze da Cruz, pela psicóloga Flaviane Gioppo e pela pedagoga Maria Eloisa Rodrigues.