Mais uma escola de educação infantil em Montenegro




Obra na Escola Professora Emma Ramos de Moraes

  O prefeito Percival de Oliveira, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Claudete Heberle, e da coordenadora pedagógica de Educação Infantil da SMEC, Daniela Weschenfelder, esteve visitando a obra de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Emma Ramos de Moraes, no Bairro Estação.

  A escola representa um investimento de R$ 1.329.810,17. O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal (PAC2), por meio do Programa Proinfância. A obra, que está sendo executada pela empreiteira Schutz, teve início em março e a estimativa é que esteja concluída no início de novembro deste ano.

  A coordenadora pedagógica, Daniela Weschenfelder, explicou que a estrutura atende as necessidades das crianças conforme idade. É lúdica, convidativa e estimula a educação pedagógica, apontou. A escola deve atender aproximadamente 260 crianças, ou 130, caso seja instituído turno integral.

  A EMEI conta com duas salas de berçário, duas de maternal, duas para pré-escola, estacionamento, sala de administração, refeitório, pátio, anfiteatro, área de serviço, sala multiuso e playground, em uma área total de 1.212 metros quadrados. Tanto a estrutura, quanto o mobiliário, seguem o padrão do Programa Proinfância.

  O educandário terá o nome de Professora Emma Ramos de Moraes, em homenagem à professora e escritora falecida no ano passado. A construção está localizada no loteamento Bela Vista, do Bairro Estação, no quarteirão das ruas das Tulipas, das Rosas e das Artemísias.

  De acordo com a secretária da SMEC, Claudete Heberle, no momento a prioridade de construção da EMEI foi o bairro Estação, visando atender a grande demanda da região. Também está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, a construção de duas EMEIs nos bairros Senai e Centenário, informou. Desta forma, praticamente todos os bairros do municipio contarão com uma EMEI, explicou.

  Para o prefeito Percival de Oliveira, a construção está sendo realizada de forma rápida. Desta forma se tem mais agilidade para prestar atendimento às crianças, principalmente do Bairro Estação, lembrou. O chefe do Executivo lembra que em 2005, quando a atual Administração assumiu, havia um déficit de aproximadamente 1.500 crianças no aguardo por vagas. Hoje, em algumas creches, já há sobra de vagas. O objetivo é que se possa zerar esse déficit, afirmou.