FUNDARTE MONTENEGRO - 23° Seminário Nacional de Arte e Educação


FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro abre inscrições para o 23° Seminário Nacional de Arte e Educação
  Abertas as inscrições para o 23º Seminário Nacional de Arte e Educação que a FUNDARTE promoverá de 1º a 04 de outubro de 2012. Na programação ocorrerão painéis, mesas temáticas com comunicação oral (relatos de experiência e comunicações), pôsteres, vivências ministradas por professores da UERGS, oficinas, exposição de arte e programação cultural.


  As Mesas Temáticas dividir-se-ão nos temas: Mediações no ensino das artes; Tema com variações interdisciplinaridade; Compartilhamentos: processos de ensino na Educação Básica; Inovações em Arte; Projetos Sociais; Vida, escola e sociedade: as interações possíveis; Arte e performance; Tecnologias e novos conhecimentos


  A programação cultural contará com mostras de alunos e grupos da FUNDARTE e no dia 1º de outubro, às 20 horas, Concerto com o Conjunto Instrumental Jovem da FUNDARTE, dia 02 de outubro com o espetáculo Divertissement, do Grupo de Dança da FUNDARTE, no dia 03 de outubro com o espetáculo Piazzolla Coreografado com a Orquestra de Câmara FUNDARTE, Troupe Xipô, solista Olinda Allessandrini e Luciano Maia.e no dia 04de outubro, Sonora Brasil do SESC com 4º Circuito- Comitiva de São Benedito Da Marujada de Bragança (PA)


  As oficinas são:

  O Boneco como Expressão Teatral

  Paulo César Balardim Borges-Professor Universitário na área de Prática Teatral- Teatro de Animação, no Centro de Artes- CEART, da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Doutorando em Artes Cênicas (PPGT/UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), licenciado em Letras- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA). Diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos desde 1991.


  Programa: Técnicas corporais para o ator-animador (dissociação de movimentos, presença cênica, neutralidade, controle e legibilidade da ação); técnicas operatórias para a animação de boneco (foco, eixo, nível, ponto fixo, economia e síntese de movimentos)


  Material a ser trazido pelo participante: roupa confortável preta, toalha de banho branca (sem estampa)

Piano Popular

  Antônio Rafael Carvalho dos Santos-é Doutor em música/piano pela Universidade de Iowa-EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É professor do departamento de música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde participou da criação do curso de Música Popular. Coordena juntamente com o prof. José Roberto Zan o Grupo de Pesquisa “Música Popular: História, Produção e Linguagem (CNPq). Atua regularmente como solista, arranjador, maestro, compositor e professor. Foi coordenador do projeto de criação e implantação do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí, através de convênio firmado entre a UNICAMP e a Fundação Cultural de Itajaí, em Santa Catarina.

  Programa: Formação e encadeamento de tríades e tétrades: leitura de cifras; realização de ritmos no piano; as três diferentes funções do piano na música popular: escalas e modos; arranjo; conceitos básicos de improvisação.

  Material a ser trazido pelo participante: caderno pautado de música. A música cifrada será fornecida pelo professor.


A Música na sala de aula-uma abordagem prática sobre atividades rítmicas

  Cristiane Ferronato- É educadora e musicista, com Pós-graduação em capacitação docente em música brasileira pela Universidade Anhembi Morumbi e formação como educadora brincante pelo Instituo Brincante de São Paulo. Foi aluna do percussionista e educador Ari Colares, com quem aprofundou estudos sobre ritmos brasileiros. Também estudou regência e participou de inúmeros cursos e oficinas de musicalização com profissionais de renome nacional e internacional. Já ministrou cursos e oficinas de musicalização para professores em diversas cidades do RS. Atualmente é regente e diretora artística do Coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e dos coros Infanto-Juvenil e Juvenil do Colégio La Salle de Caxias do Sul. Nessa instituição, também atua como professora de música no currículo escolar. Além disso, é professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caixa s do Sul e diretora musical do Grupo Zingado, que pesquisa e pratica cantos, danças e ritmos da cultura brasileira.

  Programa: O pandeiro como instrumento didático: da cultura árabe para Brasil. A voz, o corpo, instrumentos, objetos lúdicos e sonoros, a dança e o movimento! Elementos facilitadores para a ampliação da percepção musical e para a realização de práticas rítmicas diversas, atuando para o exercício da polirritmia onde o canto, a dança e o tocar ocorrem simultaneamente e naturalmente. Percepções, análise e prática de algumas músicas tradicionais brasileiras como congado mineiro, maracatu, cavalo marinho, côco, samba de roda, baião, bumba-meu-boi e chamamé.

  Material a ser trazido pelo participante Cada participante deverá ter necessariamente um pandeiro. E ainda, se possível, um triângulo, agogô e chocalho. Utilizar roupas confortáveis que facilitem o movimento.

Encontros Fiandeiros

  Paola Zordan- Artista fora dos circuitos da arte, doutora e mestre em educação, bacharel em desenho e licenciada em educação artística pela UFRGS. Professora da área de didática das artes do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, onde atua como supervisora de estágio de docência do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, do qual é membro da comissão de graduação, coordenando o subprojeto ligado a este curso para o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (CAPES). Na mesma instituição é professora do programa de Pós-graduação em educação na linha Filosofia da Diferença junto ao Grupo DIF: artistagens, fabulações e variações (CNPq).

  Programa: Apresentação de conceitos em torno da arte relacional, objetos esculturais moldáveis, instalação, ambiências e intervenções por meio de contextualização de obras diversas e exploração de uma obra exposta no espaço da oficina. Produção plástica, por meio de técnicas de crochê de uma nova obra ou participação na obra em andamento disposta a fiação dos participantes.

  Material a ser trazido pelo participante: Agulhas e linhas de crochê ao gosto do participante

Questões sobre as Artes Visuais no Planejamento escolar

  Carmen Lúcia Capra- Licenciada em educação Artística pela UCS e Mestre em Educação pela UFRGS. Foi professora de arte na educação básica em escolas cicladas e seriadas, onde também desempenhou a função de articuladora pedagógica. É professora na UERGS atuando no ensino de graduação, pós-graduação e atualização de professores com foco em ensino de artes visuais.


  Programa: A Arte e as artes visuais no planejamento pedagógico; tópicos sobre currículo e metodologia no ensino contemporâneo de artes visuais; estratégias de planejamento.

  Material a ser trazido pelo participante: bloco ou caderno de anotações, papéis diversos para fazer pequenos cartazes e mapas, fita crepe, canetas coloridas, cola, tesoura, fios variados, revistas para recorte, computador pessoal(facultativo).

Artistas e Professores Propositores

  Solange Utuari-Coordenadora pedagógica do Pólo Arte na Escola da Universidade Cruzeiro do Sul/SP, Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista(UNESP), professora das disciplinas de mediação e público, prática de ensino e metodologia do ensino de arte no curso de licenciatura em artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul. É autora de livros e proposta pedagógicas, atua principalmente na formação de educadores em arte.

   Programa: A arte tem mudado, assim como o ensino de arte, hoje o artista já não é aquele que apresenta uma obra fechada, pronta à contemplação. Na arte contemporânea o artista muitas vezes convida o público a participar da obra de forma íntima na criação. A proposta da oficina é trabalhar com a concepção de artistas e professores propositores. O ensino de arte em percursos estéticos, poéticos e educativos. Os territórios da arte e cultura de modo prático e dinâmico; o acervo da DVDteca como forma de nutrir o repertório cultural e didático do educador e arte, de modo a apresentar proposições pedagógicas contemporâneas.

  Material a ser trazido pelo participante: cada participante deverá trazer um registro deuma obra de arte significativa (imagem impressa ou em livro); um novelo de lã (qualquer cor); um bloco de Post-it (escolher uma cor); um conjunto de canetas hidrocor; uma folha de papel color set (qualquer cor); um tubo de cola print.


Cartões e Outros Dispositivos da Arte para Olhar, Sentir e Partilhar

  Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves- Artista plástica e doutora em poéticas Visuais pelo PPGAVI do Instituo de Artes da UFRGS com a pesquisa Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos, sob orientação do professor Dr. Hélio Fervenza. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, onde desde 2009 desenvolve o Projeto de Pesquisa e Extensão Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas. É membro do Grupo e Pesquisa Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade (CNPq/UFPel) e veículos da arte (CNPq/UFRGS).

  Programa: Serão realizadas algumas caminhadas para conhecer os arredores da Fundação, com intuito de passear e olhar a vista e compartilhá-la em dispositivos distintos de arte e da não-arte. Além desta ação e a partir dela, serão abordados o conceito de cartografia, segundo Gilles Deleuze e Félix Guatarri, Virgínia Kastrup e Suely Rolnik, bem como as idéias do andar como prática estética, segundo Francesco Careri, as deambulações dos artistas dadaístas e a psicogeografia e a deriva de artistas situacionistas, o projeto Formas de Pensar a Escultura/Perdidos no Espaço-Projeto de Extensão da UFRGS, coordenado pela professora Dra.Maria Ivone dos Santos e pelo prof.Dr. Hélio Fervenza.

  Material a ser trazido pelo participante: papel sulfite,20 tamanho A4 220gr; tesoura, estilete; cordão; máquina fotográfica e/ou videográfica (se o participante a possuir); lápis grafite; caneta; guache; lápis de cor.


Ensino Contemporâneo de Dança

  Rubiane Falkenberg Zancan / Professora da UFRGS. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, Especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, Graduada em Dança-licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. Foi coordenadora e professora do Curso de dança da Universidade de Cruz Alta no período de dezembro de 2004 a janeiro de 2011. Atuou como bailarina da Muovere Cia. De Dança, Ânima Cia de Dança, Mimese Cia de Dança, Grupo de Bailarinos Independentes. Atualmente desenvolve trabalhos de criação com dança contemporânea como bailarina e coreógrafa. As pesquisas acadêmicas tem como foco a relação entre produção e recepção em dança e as confluências com as práticas pedagógicas.

  Programa: Panorama do ensino da dança no espaço formal e no espaço não formal; conhecimento e percepção do corpo; elementos da criação em dança; elementos da recepção em dança.

  Material a ser trazido pelo participante: Roupas confortáveis para aulas práticas (sugestão:calças de malha, camiseta, pés descalços ou com meias).


Inclusão e Educação: desafios permanentes


  Morgana Domênica Hattge-Licenciada em Pedagogia pela UNISINOS. Especialista em Educação pela FACCAT. Mestre e doutoranda em educação pela UNISINOS. Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura no Centro Universitário UNIVATES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão-GEPI/CNPq/UNISINOS.


  Viviane Klaus /Licenciada em Pedagogia pela UNISINOS. Mestre e doutora em educação pela UFRGS. Professora do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas na UNISINOS. Integrante da Coordenação do Curso de Pedagogia da equipe de formação desta mesma Universidade. Coordenadora do Curso de Pedagogia PARFOR da UNISINOS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão-GEPI/CNPq/UNISINOS e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Pós modernidade-GEPECPós-UFRGS.

  Programa: Imperativo da Inclusão na contemporaneidade; Inclusão da diferenças(gênero, sexualidade, raça, etnia, classe social, deficiências) em espaços educativos formais e informais; intervenções pedagógicas nos processos inclusivos.
Material a ser trazido pelo participante: Revistas usadas, cola, tesoura. durex, pincel atômico e folhas de ofício.
O Limite e o Infinito no Processo Criativo


  Déborah Kalmar-Professora de Expressão Corporal do Ciclo de Formação Docente do Estúdio Patrícia Stokoe. Professora de Expressão Corporal/Dirección Gral. De Artística del Ministério de Educación de la Província de Bs.Resolución: 13765/89. Desde 1996 dirige o estúdio que foi de sua mãe Patrícia Stokoe, atualmente chamado Estúdio Kalmar Stokoe. Em 2003 foi convidada a realizar junto com Leslie Kalmar, a abertura do Primeiro Congresso Internacional de Expressão Corporal, na Universidade de Salamanca na Espanha. É autora de várias publicações sobre a temática corporal em âmbito educativo-artístico.
 
  Programa: Recorreremos as práticas baseadas nas três áreas da Expressão Corporal, que se entendem como os três grandes eixos que combinam os conteúdos essenciais da disciplina, sendo a unidade fundamental a percepção sensorial: o corpo em movimento e quietude; a comunicação; a criatividade. No corpo em movimento e quietude terá especial interesse no espaço e seus diferentes âmbitos, em tempo-ritmo e trabalho de base sobre a percepção e tom. A partir desta experiência que abrange múltiplas interações da comunicação levará ao trabalho de improvisação criativa. Códigos compartilhados, esboços e dezenas de movimentos para improvisar.

  Material a ser trazido pelo participante:Os participantes devem vir com roupa cômoda para movimento, meias ou pés descalços.

  As inscrições podem ser feitas pelo site da FUNDARTE www.fundarte.rs.gov.br de 1º de agosto a 06 de setembro de 2012. O valor da inscrição é R$ 110,00 (2x com cheque para 31 de agosto e 30 de setembro). A partir do dia 06 de setembro a inscrição passa a ser R$ 150,00. Grupos Institucionais acima de 10 pessoas - R$ 95,00.


  Maiores informações pelo e.mail fundarte@fundarte.rs.gov.br, pelo site www.fundarte.rs.gov.br, ou fone 51-36321879.


  Coordenação de Comunicação, fone 51-36321879, ramais 213 e 214, e.mail
fundarte@fundarte.rs.gov.br