Estado assume custeio do Hospital Montenegro

Assinatura do contrato ocorreu na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre
Foto - Nanda Isele Gallas Duarte - Secr. Est. Saúde



Assinatura do contrato ocorreu na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre


  Um momento histórico e importante para o Hospital Montenegro (HM). Assim foi definido a assinatura do novo contrato entre a casa de saúde e o Governo do Estado, que ocorreu na tarde de ontem (23), em Porto Alegre. A partir de agora, o Estado irá repassar R$ 1.412.000,00 mensais, garantindo assim o total custeio da instituição. A partir de 20 de setembro, o HM passa a ser oficialmente 100% SUS.

  Isso significa que a partir desta data, a instituição não mais atenderá a convênios como CASSI, IPE, entre outros e nem particulares, explicou a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues. De acordo o diretor administrativo do HM, Carlos Batista da Silveira, o Hospital, através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Montenegro (OASE), deu um importante passo a fim de se tornar um hospital totalmente inserido na Rede SUS de Atendimento, graças a adesão da Portaria Ministerial nº 929, de 10 de maio de 2012, que institui o incentivo financeiro 100% SUS destinado às unidades hospitalares de direito privado sem fins lucrativos. Isso possibilitará um salto na qualidade de nosso atendimento, frisou.



Um novo momento para o Hospital Montenegro

  As autoridades presentes no ato de assinatura foram unânimes em afirmar que o HM deu um passo significativo para ser consolidado como um Hospital Regional, inserido na Rede SUS, ofertando serviços totalmente custeados pelo Estado e pela União. Para o prefeito Percival de Oliveira, o benefício não será sentido somente em Montenegro. Todas as cidades da região poderão usufruir de um atendimento ainda mais qualificado, disse. O chefe do Executivo também aproveitou a oportunidade para lembrar os investimentos realizados no HM nos últimos anos. Foram mais de 23 milhões destinados a nossa instituição e que impediu o fechamento desta importante casa de saúde, enfatizou.

  A união de esforços entre OASE, Prefeitura e Estado foi fundamental para a concretização deste momento, reconheceu o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. De acordo com o secretário, instituições como o HM devem se fortalecer, garantindo um melhor atendimento a comunidade. Ele também destacou a boa vontade da direção do Hospital, no sentido de ampliar e melhorar os seus serviços.

  Esse foi o primeiro passo, lembrou Ana Maria Rodrigues. Daqui para frente, virão outros processos tais como a abertura da UTI tipo II, serviços de traumato/ortopedia, anestesiologia, além da aquisição de um aparelho de tomografia para oferta deste serviço. Cirurgias gerais, ambulatórios de especialidades , como urologia, cardiologia, neurologia e otorrino, também estão na lista de prioridades. Cada etapa será dada conforme as análises que o HM já vem realizando, como centros de custos, capacidade instalada, reavaliando sua estrutura física e de pessoal, trabalhando as questões fiscais, reorganizando seus fluxos e processos, projetando novos investimentos inclusive com investimentos através do COREDE, disse a titular da SMS.

  A partir do momento que se agregarão serviços e especialidades, os investimentos que a Prefeitura de Montenegro realiza na compra de certos serviços (especialidades) deixarão de ser aportados no Hospital e retornarão à Atenção Básica. O Plantão é responsabilidade do município, reforçou Ana. Assim sendo, continuará sendo mantido, até que a cidade tenha sua Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, garantiu. O nosso Hospital Montenegro já esteve na UTI, lembrou Percival de Oliveira, recordando os momentos difíceis pelo qual a instituição passou. Felizmente, estas dificuldades já estão superadas, finalizou.