Casa do Produtor Rural no Bairro Timbaúva em Montenegro


Bairro Timbaúva contará com filial da Casa do Produtor Rural


Reunião debateu parceria para a construção do prédio

  A construção de mais uma Casa do Produtor Rural, agora no Bairro Timbaúva, está perto de se tornar realidade. Em reunião realizada na manhã de hoje (22), no gabinete do prefeito Percival de Oliveira, com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), ficou acertado que o Governo do Estado irá colaborar através da construção do prédio.

  De acordo com o coordenador regional da SDR para Região Metropolitana, Antônio Delci Falcão, a verba para o investimento seria proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Programa de Regionalização do Abastecimento, coordenado pela SDR. O programa contribui com a diversificação da produção de hortifrutigranjeiros, buscando novas alternativas de renda para os pequenos produtores rurais. Já existem projetos na região sendo realizados através desse Programa. Montenegro será contemplada através da construção da Casa do Produtor Rural, explicou Falcão.

  A construção, no Bairro Timbaúva, visa atender a população mais afastada do centro do município, lembrou Percival de Oliveira. Para o chefe do executivo, a parceria vem de encontro com a ideia de beneficiar aquela região com um local adequado para a produção da agricultura familiar. O imóvel deve ser implantado em uma área pública, que será apresentada à SDR pela Administração Municipal. A partir de então, a SDR se responsabiliza pela licitação e construção da Casa do Produtor Rural, que será repassada ao Município por comodato. Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), João Kuhn; a coordenadora da Casa do Produtor Rural, Rosecler de Oliveira; o supervisor regional da EMATER, Fábio André da Encarnação; e o chefe do escritório da EMATER, Everaldo Vinicius da Silva.

Reunião para abordar Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)


  Durante a reunião também foi abordado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um programa federal que tem como objetivo garantir o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.


  No Estado, atualmente, é realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) iniciou a operacionalização do programa na modalidade Doação Simultânea, em que a SDR visa adquirir produtos da Agricultura Familiar e fornecer a entidades carentes que não estão sendo beneficiadas ou cujos benefícios são insuficientes.


  Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são destinados à formação de estoques de segurança e canalizados para populações em situação de risco alimentar. São também distribuídos para programas sociais públicos, elevando o padrão nutricional e construindo vínculos de solidariedade entre os habitantes da região.


  O objetivo da reunião foi abordar o PAA, para que o Município se habilite através de um convênio com a SDR. Serão realizados novos encontros visando a organização de uma coordenação municipal que ficará responsável pela ação, gerindo a logística e a distribuição dos alimentos.