Campanha Nacional da Pastoral da Criança em Montenegro


Montenegro é pioneira na 
Campanha Primeira Dose Imediata


  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o último dia 1º de agosto, está implantando a Campanha Primeira Dose Imediata. Trata-se de Campanha Nacional da Pastoral da Criança, da Igreja Católica, a qual orienta que a criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose de remédio na própria Unidade de Saúde, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (Programa ADPI).

  Além da dispensação do antibiótico, o profissional de saúde orienta a mãe ou responsável quanto ao correto tratamento, diluição e conservação. Também salienta a importância da administração na dose, dos horários e pelo tempo recomendado pelo médico. Além disso, é marcado o dia da volta da criança ao serviço de Saúde para atendimento.

  Após estudos da Campanha, a equipe da SMS, criou e estabeleceu protocolos, fluxos de atendimento e análise da população alvo. Isso nos permite dizer que Montenegro é um dos Municípios pioneiros em nosso país na implantação desta Campanha, destaca a titular da SMS, Ana Maria Rodrigues.

  A SMS salienta que o antibiótico não é a única forma de tratamento e prevenção, sendo de extrema importância que a criança receba aleitamento materno, alimentação saudável, não seja exposta a fumaça de cigarros ou de fogões, e nem a imunizações, devendo os responsáveis ficarem atentos a qualquer sinal de infecção respiratória.